Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5772
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: dos PCN e BNCC à análise do contexto |
Título(s) alternativo(s): | Physical education in the early years of elementary school: from PCNand BNCC to context analysis |
Autor(es): | Vargas, Veronica de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Ilha, Phillip Vilanova |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado teve como objetivo analisar a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental nos documentos e na rede de ensino de Uruguaiana/RS. Situado nos domínios da abordagem quali-quantitativa, o estudo é delineado como pesquisa documental e de campo, caracterizado quanto aos objetivos como exploratória. Inicialmente o estudo está composto por uma análise de documentos oficiais, sendo eles: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em específico na área da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental, objetivando identificar suas convergências e diferenças. Posteriormente, apresenta uma identificação do contexto da Educação Física nos anos iniciais da rede de ensino da cidade de Uruguaiana. Para tanto, utilizou-se, para seleção da amostra, o método conglomerado. Para garantir que a amostra seja representativa da população alvo, as escolas foram estratificadas por rede de ensino (estadual, municipal e particular), sorteadas, pelo menos, 1 escola da rede particular, 4 da rede municipal e 6 da rede estadual. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário aos professores responsáveis pelas turmas, com questões referentes ao perfil profissional, contexto das aulas, contexto da escola com relação a espaço físico, materiais e horários disponíveis e atividades desenvolvidas na Educação Física, e entrevista aos coordenadores pedagógicos (supervisores) sobre a estrutura efetivação das aulas de educação física. Para analisar as questões abertas do questionário utilizou-se, como principal aporte metodológico, a análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Já, nas demais questões foram empregadas a estatística descritiva (frequências e percentuais). Assim, com o estudo constatou-se que os conhecimentos presentes nos PCN em termos de objetivos e conteúdos da Educação Física são de apropriação (teórica) dos professores, relativo a BNCC esta, ainda está sendo assimilada e em processo de efetivação. Os referidos documentos possuem intencionalidades diferentes, enquanto os PCN apresentaram-se como um documento orientador, a BNCC por sua vez é um norteador ao trabalho docente, ou seja, os dois podem ser utilizados pelos professores como suporte para o planejamento de suas aulas de Educação Física, pois mesmo com a implantação da BNCC os PCN não foram revogados e possuem rico material a ser utilizado. Relativo ao contexto da disciplina no município podemos afirmar que ela é efetivada uma vez na semana com média no tempo de aulas de 49 minutos de duração, são organizadas com jogos e brincadeiras em sua maioria, no pátio da escola, mas apresentam também, organização por momentos (início,meio e fim). Os professores que ministram as aulas são os unidocentes, sendo que na rede particular as escolas possuem professor de Educação Física para o trabalho, é importante salientar que nas escolas de turno integral (estado e município) também há essa característica. O estudo constata também a insegurança dos professores unidocentes para trabalhar com a disciplina, pois alegam que apesar de ter tido acesso na formação inicial falta conhecimentos suficientes sobre a área para a realização das aulas, fato que pode também estar relacionado a pouca procura e efetivação de formações continuadas com temas de Educação Física. Diante dos achados desta dissertação vislumbra-se propor Intervenções colaborativas aos professores unidocentes, visando, assim, auxiliá-los na aquisição e reflexão de conceitos e práticas pedagógicas vigentes que possam servir de subsídios para a criação de ambientes mais significativos e motivadores à aprendizagem das crianças, ressignificando as práticas pedagógicas na escola na educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. |
Abstract: | This master's dissertation aimed to analyze Physical Education in the early years of elementary school in the documents and in the school network of Uruguaiana / RS. Situated in the domains of the qualitative and quantitative approach, the study is designed as documentary and field research, characterized as the objectives as exploratory. Initially, the study consists of an analysis of official documents, namely: National Curriculum Parameters (PCN) and Common National Curricular Base (BNCC), specifically in the area of Physical Education in the early years of elementary school, aiming to identify their convergences and differences. Subsequently, it presents an identification of the context of Physical Education in the early years of the education network in the city of Uruguaiana. For this, the conglomerate method was used to select the sample. To ensure that the sample is representative of the target population, schools were stratified by education system (state, municipal and private), at least 1 school from the private school system, 4 from the municipal school system and 6 from the state school system were selected. As a data collection instrument, a questionnaire was used to the teachers responsible for the classes, with questions related to the professional profile, context of the classes, context of the school in relation to physical space, materials and available times and activities developed in Physical Education, and interview to the students. pedagogical coordinators (supervisors) on the effective structure of physical education classes. To analyze the open questions in the questionnaire, the main methodological contribution used was the content analysis proposed by Bardin (2011). In the other questions, descriptive statistics (frequencies and percentages) were used. Thus, with the study it was found that the knowledge present in the PCN in terms of objectives and contents of Physical Education are the (theoretical) appropriation of the teachers, regarding this BNCC, it is still being assimilated and in the process of becoming effective. These documents have different intentions, while the PCNs presented themselves as a guiding document, the BNCC in turn is a guide to teaching work, that is, both can be used by teachers as a support for planning their Physical Education classes, because even with the implementation of the BNCC, the PCNs have not been revoked and have rich material to be used. Regarding the context of the discipline in the municipality we can say that it takes effect once a week with an average of 49 minutes of class time, they are organized with games and games mostly in the school yard, but they also presente organization by moments (beginning, middle and end). The teachers who teach the classes are the unidocentes, and in the private network the schools have a Physical Education teacher for work, it is important to point out that in full-time schools (state and municipality) there is also this characteristic. The study also finds the insecurity of unidocent teachers to work with the discipline, as they claim that despite having access to the initial training, there is a lack of sufficient knowledge about the area to carry out classes, a fact that may also be related to little demand and effectiveness of teaching continued training with Physical Education themes. In view of the findings of this dissertation, it is envisaged to propose collaborative interventions to unidocent teachers, aiming, thus, to assist them in the acquisition and reflection of current pedagogical concepts and practices that can serve as subsidies for the creation of more meaningful environments and motivators for children's learning, giving a new meaning to pedagogical practices at school in physical education in the early years of elementary school. |
Palavras-chave: | School Elementary school Physical Education Early years Escola Ensino frundamental Educação física Anos iniciais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | VARGAS, Verônica de Carvalho. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: dos PCN e BNCC à análise do contexto. 94 p. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5772 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERONICA DE CARVALHO VARGAS ATE MAIO 2023.pdf | 858.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.