Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5739
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Revisitando a personagem Electra nas tragédias gregas no século V a. C. e a permanência da submissão da mulher hoje no século XXI |
Autor(es): | Peres, Daniela Conde |
Primeiro Orientador: | Corrêa, Lúcia Maria Britto |
1° Membro da banca: | Corrêa , Lúcia Maria Britto |
2° Membro da banca: | Kelm, Miriam Denise |
3° Membro da banca: | Rodrigues , João Pedro |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo estudar a personagem Electra, em diferentes obras, de diferentes autores: Coéforas (da trilogia Orestéia, de 458 a.C.), de Ésquilo, Electra de Sófocles, de 409 e a de Eurípedes, de 413. No decurso dessas obras é, inicialmente, revelada uma personagem submissa e sem voz, que atinge o protagonismo, até participar ativamente da ação. O tema das três tragédias gira em torno da vingança pela morte de Agamémnon (pai de Electra e Orestes) assassinado por Clitemnestra e seu amante Egisto. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho é bibliográfica, onde foram consultadas publicações, artigos, notícias, obras, teses e trabalhos de outros autores que se relacionam com esta pesquisa, bem como teorias a respeito do gênero trágico, feministas e históricas. A partir disso, foi possível compreender o contexto de inserção da tragédia, seu gênero e analisarmos semelhanças e diferenças das três personagens. E então, refletirmos sobre a submissão feminina hoje no século XXI, onde constatamos a ainda existência da submissão feminina perante o homem e a sociedade. |
Abstract: | Este Proyecto de Conclusión del Curso tiene como objetivo estudiar el personaje Electra, en diferentes obras, de diferentes autores: Coéforas (de la trilogía Orestéia, del 458 a. C.), de Esquilo, Electra de Sófocles, del 409 y Eurípedes, del 413. En estas obras, inicialmente se revela un personaje sumiso y mudo, que logra el papel protagónico, hasta que participa activamente en la acción. El tema de las tres tragedias gira en torno a la venganza por la muerte de Agamémnon (padre de Electra y Orestes) asesinado por Clitemnestra y su amante Egisto. La metodología utilizada para la elaboración de este trabajo es bibliográfica, donde se consultaron publicaciones, artículos, noticias, trabajos, tesis y trabajos de otros autores relacionados con esta investigación, así como teorías sobre el género trágico, feminista e histórico. A partir de esto, fue posible comprender el contexto de inserción de la tragedia, su género y analizar similitudes y diferencias de los tres personajes. Y luego, reflexionar sobre la sumisión femenina hoy en el siglo XXI, donde vemos la existencia todavía de la sumisión femenina a los hombres y la sociedad. |
Palavras-chave: | tragédia Ésquilo Eurípedes Sófocles |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | CONDE, Daniela Conde . Revisitando a personagem Electra nas tragédias gregas no século V a. C. e a permanência da submissão da mulher hoje no século XXI. 49 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5739 |
Data do documento: | 6-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela_Conde_Peres_TCC_II___FINAL_14052021.pdf | 506.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.