Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5734
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Impactos da pandemia do COVID-19 no ensino em escolas da rede pública de Sant'Ana do Livramento |
Otros títulos : | Impacts of the COVID-19 pandemic on teaching in public schools in Sant'Ana do Livramento |
Autor(es): | Clipes, Daiana Avila Carrera |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
1° Membro da banca: | Pérez, Cláudia Camerini Corrêa |
2° Membro da banca: | Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida |
Resumo: | Apresenta-se no presente artigo uma análise dos aspectos do ensino em tempos de pandemia, relacionados à consolidação da escola pública e de qualidade. O período constatado inicia em março de 2020, momento em que foram determinadas medidas de isolamento social, no enfrentamento do avanço da COVID-19 no Brasil. Os dados mostram que as políticas educacionais brasileiras têm incorporado por anos um princípio em comum: levar o ensino a todos. O que não se estende à prática e se evidencia em um momento de crise. Além disso, verifica-se a intensificação e exaustão no trabalho docente, desempenhado por profissionais que precisam trabalhar por muito mais horas, a fim de atender todos os alunos. A elaboração do trabalho foi realizada a partir de material bibliográfico de Bittar e Bittar (2012), o Decreto Municipal de Sant’Ana do Livramento Nº 9.017 e a Constituição Federal coleta de dados e entrevistas aplicadas com profissionais da educação e alunos da rede pública de ensino na cidade de Sant’Ana do Livramento. |
Resumen : | This article presents an analysis of aspects of education in times of pandemic, related to the consolidation of public and quality schools. The observed period starts in March 2020, when social isolation measures were determined, in order to face the advancement of COVID-19 in Brazil. The data show that Brazilian educational policies have for years incorporated a common principle: to bring education to everyone. What does not extend to practice and is evident in a time of crisis. In addition, there is an intensification and exhaustion in the teaching work, performed by professionals who need to work for many more hours, in order to serve all students. The preparation of the work was carried out based on the Pioneer Education Manifesto, Sant'Ana do Livramento Municipal Decree No. 9,017, data collection and interviews with public education professionals in the city of Sant’Ana do Livramento. |
Palabras clave : | Ensino Pandemia Escola Pública Teaching Pandemic Public School |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citación : | CLIPES, Daiana Avila Carrera. Impactos da pandemia do COVID-19 no ensino em escolas da rede pública de Sant'Ana do Livramento. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5734 |
Fecha de publicación : | 7-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daiana Avila Carrera Clipes - 2021.pdf | 734.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.