Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/565
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Análise do desempenho em química dos vestibulandos no processo seletivo da Unipampa de 2006 a 2008 |
Autor(es): | Porto, Camila Luzardo |
Primeiro Orientador: | Alves, Elenilson Freitas |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho em química dos candidatos aos processos seletivos de 2006, 2007 e 2008 da Unipampa. Para isso, levou-se em consideração o índice de acertos e erros nas questões objetivas das provas de química, procurando identificar quais os conteúdos que os candidatos possuem maior dificuldade. Foi feita uma análise da contextualização, das habilidades e das capacidades requeridas nas provas, e foi discutida a freqüência com que os conteúdos de química são exigidos no vestibular, através da identificação dos assuntos comuns nos três processos seletivos estudados e a maneira de como o conteúdo das questões pode influir no currículo do ensino médio. Através destes dados foi possível identificar os conteúdos de química que os estudantes possuem maior deficiência, verificando as dúvidas mais freqüentes. Assim, o vestibular não é apenas um método classificatório de seleção, pode indicar diversos problemas no processo de ensino-aprendizagem de cada disciplina no ensino médio. |
Abstract: | This research has the objective to analyze the candidates development in chemistry in the selective process in 2006, 2007 and 2008 from Unipampa. For this, has to have the consideration of index of hits and misses in the objective questions of the chemistry test, looking for identify which contents that the candidates has more difficulty. An analysis was made of contextualization, of the habilities and of capacity required in evidence, and discussed how often the chemistry contents is required in the vestibular, through the identification of common issues in the three cases studied, and the selective way the content of the questions can influence the curriculum of the school. By this information was possible identify the chemistry content that the students has more deficiency, checking the most frequently asked doubt. So the selective process is not only a classificatory selection method, could pointing out several problems in the teaching-learning in each subject in high school. |
Palavras-chave: | Química Ensino médio Universidades Faculdades Vestibular Educação Educação em química Chemistry High school Universities Faculties Vestibular Education Chemistry in education |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/565 |
Data do documento: | 8-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Camila-Ajustada.pdf | Monografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia. | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons