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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : “Fronteira, identidade e bilinguismo”: uma sequência didática voltada para o ensino de português na zona de fronteira Brasil/Uruguai
Autor(es): Corrêa, Jociele Barcelos
Primeiro Orientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
Resumo: A motivação para este trabalho surgiu a partir da reflexão sobre questões linguísticas, culturais e identitárias que envolvem o município de Aceguá/Brasil, na zona de fronteira Brasil/Uruguai. O objetivo deste estudo é propor uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010), a partir do gênero documentário. O tema geral da sequência é “Fronteira, Identidade e Bilinguismo”. Dessa forma, proponho uma reflexão acerca do ensino de português em contexto bilíngue e, para tanto, busquei amparo em estudos sobre contextos de fronteira (BORTOLINI, 2009; CORRÊA; DORNELLES, 2009, 2010a, 2010b), sobre educação bilíngue (BRIAN; BROVETTO; GEYMONAT, 2007; CÉSAR; CAVALCANTI, 2007; MAHER, 2007) e, ainda, sobre identidades culturais (HALL, 1997). Esta é uma pesquisa qualitativa, a qual consistiu em revisão bibliográfica, observação de aula de português em uma escola de Aceguá e entrevistas semi-estruturadas com alguns alunos sobre o tema geral da sequência didática. Em seguida, realizei uma análise das entrevistas e, a partir dos resultados, planejei a sequência didática. Aliando a análise das entrevistas com o referencial teórico, faço uma discussão sobre os procedimentos e materiais utilizados na sequência didática. O intuito é contribuir para o ensino de língua portuguesa na região, propondo o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística e cultural da comunidade em questão.
Resumen : This work aims to analyze the characterization of the Angolan national identity, through the expression of multiculturalism, represented in the literature, more specifically, in the book "Filhos da Pátria" (2008) written by John Melo. This book is an important example of literature as commitment to the social context.In the work are portrayed the different aspects of the Angolan society, as a result of ethnic diversity and also the colonial era, characterized by the imposition of European culture that influenced, directly, the national identity crisis in Angola. Filhos da Pátria (2008) shows for the readers with the "several Angolas" living in the same territorial area by means of a literature so rich, but still little publicized, even in Portuguese-speaking countries such as Brazil. The work aims also a short historical outline that specifies the reasons for Angola, and even Africa, are considered social mosaic. After all, the story influences the culture and identity of peoples, as well as they influence the story to find in literature an important source of representation. Besides the discussion that will be displayed in the first and second chapter, we elected three stories for the third chapter - “Ngola Kiluange”, “Shakespeare Ataca de Novo” and “Abel e Caim”- representing the theme about multiculturalism, the visible narratives strategies in the narrator’s intrusion and intertextuality.
Palabras clave : Letras
Fronteira
Bilinguismo
Ensino de português
Ensino
Frontera
Letras
Bilinguismo
Enseñanza de portugués
Letters
Border
Bilingualism
Portuguese teaching
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/563
Fecha de publicación : 18-jul-2012
Aparece en las colecciones: Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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TCC CORREA_JOCIELE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Letras da Universidade Federal do Pampa.1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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