Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5566
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Sequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médio |
Autor(es): | D'Avila, Juliana Alves |
Primeiro Orientador: | Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota |
Coorientador: | Ferreira, Vera Lúcia Duarte |
1° Membro da banca: | Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota |
2° Membro da banca: | Bihain, Anderson Luis Jeske |
3° Membro da banca: | Martins , Marcio Marques |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o efeito da aplicação de uma sequência didática quanto à compreensão e desempenho de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Bagé - RS sobre alguns conteúdos de Geometria Espacial. Adotou-se como metodologia uma abordagem quanti qualitativa. Na abordagem qualitativa foi analisada a aprendizagem dos estudantes em relação ao conteúdo de Geometria Espacial à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Já para abordagem quantitativa, foi utilizado o cálculo de ganho de aprendizagem descrito na metodologia de Hake (2002). Como resultados obteve-se um ganho médio positivo de 69,23%. Tal ganho também foi percebido no decorrer das atividades, em que os estudantes manifestaram mudanças tanto no que diz respeito à sua postura e motivação frente aos desafios propostos. Ao final da aplicação da Sequência Didática, conclui-se que a interação do professor-estudante e estudante-estudante com as diversificadas situações de aprendizagem, oportunizaram o desenvolvimento de competências e de habilidades, viabilizando assim um ganho de aprendizagem significativa. |
Resumen : | This research aims to analyze the effect of applying a didactic sequence regarding the comprehension and performance of 3rd year high school students from a public school in the city of Bagé - RS on some spatial geometry contents. A quanti-qualitative approach was adopted as methodology. In the qualitative approach, student's learning in relation to the content of spatial geometry was analyzed in light of Ausubel's Significantive Learning Theory (1965). For the quantitative approach, the learning gain calculation described in the Hake methodology (2002) was used. As results, an average positive gain of 69,23% was obtained. This gain was also noticed in the course of the activities, in which the students showed changes both in their posture and motivation in face of the challenges proposed. At the end of the application of the Didactical Sequence, it is concluded that the interaction between teacher-student and student-student with the diversified learning situations, enabled the development of skills and abilities, thus enabling a significant learning gain. |
Palabras clave : | Geometria espacia Intervenção pedagogia Aprendizagem significativa Sequência didática Geometry spatial Pedagogical intervention Significantive learning Didactical sequance |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | D'AVILA ,Juliana Alves .Sequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médio. 109 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5566 |
Fecha de publicación : | 29-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC___Juliana_Alves_D_Avila___2018.pdf | 5.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.