Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5566
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médio
Autor(es): D'Avila, Juliana Alves
Primeiro Orientador: Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota
Coorientador: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
1° Membro da banca: Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota
2° Membro da banca: Bihain, Anderson Luis Jeske
3° Membro da banca: Martins , Marcio Marques
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o efeito da aplicação de uma sequência didática quanto à compreensão e desempenho de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Bagé - RS sobre alguns conteúdos de Geometria Espacial. Adotou-se como metodologia uma abordagem quanti qualitativa. Na abordagem qualitativa foi analisada a aprendizagem dos estudantes em relação ao conteúdo de Geometria Espacial à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Já para abordagem quantitativa, foi utilizado o cálculo de ganho de aprendizagem descrito na metodologia de Hake (2002). Como resultados obteve-se um ganho médio positivo de 69,23%. Tal ganho também foi percebido no decorrer das atividades, em que os estudantes manifestaram mudanças tanto no que diz respeito à sua postura e motivação frente aos desafios propostos. Ao final da aplicação da Sequência Didática, conclui-se que a interação do professor-estudante e estudante-estudante com as diversificadas situações de aprendizagem, oportunizaram o desenvolvimento de competências e de habilidades, viabilizando assim um ganho de aprendizagem significativa.
Abstract: This research aims to analyze the effect of applying a didactic sequence regarding the comprehension and performance of 3rd year high school students from a public school in the city of Bagé - RS on some spatial geometry contents. A quanti-qualitative approach was adopted as methodology. In the qualitative approach, student's learning in relation to the content of spatial geometry was analyzed in light of Ausubel's Significantive Learning Theory (1965). For the quantitative approach, the learning gain calculation described in the Hake methodology (2002) was used. As results, an average positive gain of 69,23% was obtained. This gain was also noticed in the course of the activities, in which the students showed changes both in their posture and motivation in face of the challenges proposed. At the end of the application of the Didactical Sequence, it is concluded that the interaction between teacher-student and student-student with the diversified learning situations, enabled the development of skills and abilities, thus enabling a significant learning gain.
Palavras-chave: Geometria espacia
Intervenção pedagogia
Aprendizagem significativa
Sequência didática
Geometry spatial
Pedagogical intervention
Significantive learning
Didactical sequance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: D'AVILA ,Juliana Alves .Sequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médio. 109 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5566
Data do documento: 29-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Juliana_Alves_D_Avila___2018.pdf5.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.