Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5516
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação e emoção: relações no processo de ensino-aprendizagem no ensino técnico integrado |
Autor(es): | Pinho , Louise Silva do |
Primeiro Orientador: | Mello, Elena Maria Billig |
1° Membro da banca: | Mello, Elena Maria Billig |
2° Membro da banca: | Lorandi, Aline |
3° Membro da banca: | Freitas, Diana Paula Salomão de |
4° Membro da banca: | Junqueira , Sônia Maria da Silva |
Resumo: | Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica (BICUDO, 2011), que tem como objetivo analisar as percepções de estudantes de ensino técnico integrado ao ensino médio sobre as relações existentes entre emoção e avaliação da aprendizagem na escola. Por meio de um questionário semiestruturado aplicado a 174 estudantes de ensino técnico integrado ao ensino médio, do Instituto Federal Farroupilha, buscamos compreender como se mostram essas relações no referido contexto. A análise dos dados se deu pela Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Os pressupostos teóricos das Neurociências foram Cosenza e Guerra (2011), LeDoux e Damásio (2014), Damásio (2012; 2018), Lent (2010), Maturana (2001), entre outros. Além disso, a concepção de avaliação adotada neste trabalho é a de Luckesi (2005; 2011). Por meio da análise dos dados, observamos que o significado de avaliação para os sujeitos da pesquisa, muitas vezes, confunde-se com o de instrumento de avaliação, principalmente a prova, que é o mais utilizado no contexto em que a investigação foi realizada. Quanto às emoções no processo avaliativo, predominam as negativas, como ansiedade e medo, associadas a reações fisiológicas como dificuldade de concentração, dor de cabeça e lapsos de memória. No entanto, aparecem emoções positivas, como alegria e prazer, associadas a instrumentos de avaliação diferentes das provas e exames, principalmente aqueles mais práticos e flexíveis. Os dados também mostraram que funções cognitivas, como a memória e a atenção, são prejudicadas por situações de estresse desencadeadas por momentos de avaliação. Por fim, quando o processo de avaliação é baseado em práticas inovadoras, que estimulem a criatividade, o engajamento e a motivação, apresenta reflexos positivos na aprendizagem. |
Abstract: | Este estudio se caracteriza como una investigación cualitativa com abordaje fenomenológico (BICUDO, 2011), que tiene como objetivo analisar las percepciones de estudiantes de enseñanza técnica integrada a la enseñanza media sobre las relaciones existentes entre emoción y evaluación del aprendizaje en la escuela. Por medio de una encuesta semiestructurada aplicada a 174 estudiantes de enseñanza técnica integrada a la enseñanza media, del Instituto Federal Farroupilha, buscamos comprender como se muestran esas relaciones en ese contexto. La metodología de análisis de los datos ha sido el Análisis Textual Discursivo (MORAES; GALIAZZI, 2011). La discusión de los datos ha sido realizada con base en presupuestos teóricos de las Neurociencias, que han sido Cosenza y Guerra (2011), LeDoux y Damásio (2014), Damásio (2012; 2018), Lent (2010), Maturana (2001), entre otros. Además, la definición de evaluación adoptada en este trabajo es la de Luckesi (2005; 2011). Por medio del análisis de los datos, observamos que el significado de evaluación para los sujetos de investigación muchas veces se confunde con el de instrumento de evaluación, principalmente el examen, que es el más utilizado en el contexto en el que la investigación ha sido realizada. Con respecto a las emociones en el proceso de evaluación, predominan las negativas, como ansiedad y miedo, asociadas a reacciones fisiológicas como dificultad de concentración, dolor de cabeza y lapsos de memoria. Sin embargo, aparecen emociones positivas, como alegría y placer, relacionadas a instrumentos de evaluación diferentes de las pruebas y exámenes, principalmente aquellos más prácticos y flexibles. Los datos también han mostrado que funciones cognitivas como la memoria y la atención son perjudicadas por situaciones de estresse generadas por momentos de evaluación. Por fin, cuando el proceso de evaluación es basado em prácticas innovadoras, que estimulen la criatividad, la participación y la motivación, presenta reflejos positivos en el aprendizaje. |
Palavras-chave: | Emoção Avaliação Aprendizagem Inovação pedagógica Emoción Evaluación Aprendizaje Innovación pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | PINHO, Louise Silva do. Avaliação e emoção: relações no processo de ensino-aprendizagem no ensino técnico integrado.122 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5516 |
Data do documento: | 8-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS_LouisePinho_2020.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.