???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5481
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Martins, Márcio Marques-
dc.creatorBandeira, Vanessa Silva de Brito-
dc.date.accessioned2021-04-07T21:13:42Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-07T21:13:42Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Vanessa Silva de Brito. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de concepções sobre estrutura atômica e periodicidade química nas séries finais do ensino fundamental 104f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5481-
dc.description.abstractThis work presents the results of the application of a teaching sequence (TS) to a Elementary School II ninth grade class of Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, part of Salesian School network, a private institution in the city of Bagé - RS. In order to develop, implement and evaluate teaching activities to address topics of atomic structure and chemical periodicity, mediated by a mobile application and a virtual teaching and learning environment. For the implementation of SD, the author developed a mobile application for the dissemination of content and teaching materials, together with a virtual Google Classroom teaching and learning environment. A logbook was built by the students to record the resolution of the didactic units presented by the teacher, as well as a concrete lapbook material after the SD implementation. Students' performance was quantitatively evaluated according to the method of normalized learning gain through pre- and post-tests containing objective questions about all the content worked on. Students' visual and textual productions in lapbooks and logbooks were qualitatively analyzed. Visual and / or textual elements were sought in these two materials that would provide evidence of how the students made the landscape crossings recommended by the TFC. As main results, the class presented a normalized learning gain of 54.31%, which is considered a very good result. It was also possible to observe some evidence of how the students constructed their conceptions about structure of matter and periodic laws by analyzing the concrete materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTeoria da Flexibilidade Cognitivapt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectFlexible Cognitive Theorypt_BR
dc.subjectMobile applicativespt_BR
dc.subjectVirtual learning and Teaching environmentpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de concepções sobre estrutura atômica e periodicidade química nas séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Márcio Marques-
dc.contributor.referee2Sauerwein, Inés Prieto Schmidt-
dc.contributor.referee3Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.contributor.referee4Firme, Márcia Von Fruhanf-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta os resultados da aplicação de um sequência didática (SD) de ensino a uma turma de nono ano do Ensino Fundamental II do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora da rede Salesiana de escolas, uma instituição privada da cidade de Bagé - RS. Com o objetivo de desenvolver, implementar e avaliar atividades de ensino para abordar tópicos de estrutura atômica e periodicidade química, mediada por um aplicativo móvel e um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Para a implementação da SD, a autora desenvolveu um aplicativo móvel para divulgação de conteúdos e materiais didáticos, juntamente com um ambiente virtual de ensino e aprendizagem Google Classroom. Foi construído pelos alunos um diário de bordo para o registro da resolução das unidades didáticas apresentadas e material concreto lapbook após a implementação SD. Avaliou-se quantitativamente o desempenho dos alunos segundo o método do ganho na aprendizagem por meio de pré e pós-testes contendo perguntas objetivas sobre todo o conteúdo trabalhado. Analisou-se de forma qualitativa as produções visuais e textuais dos estudantes nos lapbooks e diários de bordo. Buscou-se elementos visuais e/ou textuais nesses dois materiais que fornecessem indícios de como os alunos realizaram as travessias de paisagem preconizadas pela TFC. Como principais resultados, a turma apresentou um ganho normalizado na aprendizagem de 54,31%, o que é considerado um resultado muito bom. Também foi possível observar alguns indícios de como os estudantes construíram suas concepções sobre estrutura da matéria e leis periódicas por análise dos materiais concretos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Vanessa Bandeira 2020 (2).pdf16.92 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Prod. Edu. Vanessa Bandeira 2020 (1).pdf2.39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???