Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5445
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A produção de uma fanfic infantil acessível: da editoração do Pequeno Príncipe à educomunicação com acessibilidade comunicativa |
Autor(es): | Matos, Eduarda Reolon de |
Primeiro Orientador: | Bonito, Marco Antonio |
1° Membro da banca: | Rocha, Marcelo da Silva |
2° Membro da banca: | Saggin, Lívia Freo |
Resumo: | O presente trabalho faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e traz as experiências, o aprendizado, as dificuldades e as abordagens a respeito de estudos da Educomunicação e Acessibilidade Comunicativa na construção de um projeto experimental, caracterizado a partir da criação de fanfics acessíveis para crianças com deficiência visual, baseadas na obra literária O Pequeno Príncipe de Antoine Saint-Exupéry (1943). No sentido de Educomunicação com Acessibilidade Comunicativa, as fanfics foram produzidas por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus de São Borja/RS. O problema que norteia a pesquisa está ligado a ausência de Educomunicação para pessoas com deficiência visual dentro do ambiente escolar. Além disso, o objeto proposto na pesquisa, O Pequeno Príncipe , parte da sua particularidade e complexidade da obra, desenvolvendo os sentidos na infância e auxiliando na essência comunicacional do público infantil. Ao utilizar da Acessibilidade Comunicativa como melhora na produção de conteúdos, o que torna acessível para pessoas com deficiência sensorial, o trabalho também apresenta discussões a respeito da importância de se pensar os fatores históricos, culturais e sociais. As metodologias propostas para desenvolver a pesquisa foram apresentadas a partir de autores que estudam a educação, a comunicação e a acessibilidade para melhor compreendimento das temáticas abordadas. Durante o trabalho, são expostos os relatos de experiências obtidos em todos os movimentos realizados para a construção do projeto experimental, desde as descrições até a análise. Ao final, este trabalho considera a necessidade de práticas educomunicativas acessíveis que contemplem a todos dentro dos ambientes escolares por uma educação igualitária e cidadã. |
Resumen : | This work is part of the Course Conclusion Work (TCC) and brings the experiences, learning, difficulties and approaches regarding studies of Educommunication and Communicative Accessibility in the construction of an experimental project, characterized by the creation of fanfics. Accessible to visually impaired children based on the literary work The Little Prince by Antoine Saint-Exupéry (1943). In the sense of Educommunication with Communicative Accessibility, the fanfics were produced by students from elementary school of Sagrado Coração de Jesus from São Borja/RS. The problem that guides this research is related to the absence of Educommunication for visually impaired people within the school environment. Besides that, the object proposed in research, The Little Prince , part of your particularity and complexity from the book, developing senses in childhood and assisting in the communicational essence of child. Using Communicative Accessibility as the best in content production, making it accessible to people with sensory disabilities, the paper also discusses the importance of thinking about historical, cultural and social factors. The proposed methodologies for developing the research were presented from authors who study education, communication and accessibility to better understand the topics addressed. During the work, the reports of experiences obtained in all the movements made for the construction of the experimental project, from the descriptions to the analysis, are exposed. In the end, this paper considers the need for accessible educational practices that address everyone within the school environment for an egalitarian and citizen education. |
Palabras clave : | Mídia social Educação Pessoas com deficiência visual Comunicação Projeto de acessibilidade Social media Education Visually impaired people |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | MATOS, Eduarda Reolon de. A produção de uma fanfic infantil acessível: da editoração do Pequeno Príncipe à educomunicação com acessibilidade comunicativa. 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5445 |
Fecha de publicación : | 5-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduarda Reolon de Matos 2019 - TCC.pdf | 7.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Eduarda Reolon de Matos 2019 - PRODUTO - Universos Descobertos.pdf | 17.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.