???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5445
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bonito, Marco Antonio-
dc.creatorMatos, Eduarda Reolon de-
dc.date.accessioned2021-03-31T11:51:32Z-
dc.date.available2021-03-31T11:51:32Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationMATOS, Eduarda Reolon de. A produção de uma fanfic infantil acessível: da editoração do Pequeno Príncipe à educomunicação com acessibilidade comunicativa. 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5445-
dc.description.abstractThis work is part of the Course Conclusion Work (TCC) and brings the experiences, learning, difficulties and approaches regarding studies of Educommunication and Communicative Accessibility in the construction of an experimental project, characterized by the creation of fanfics. Accessible to visually impaired children based on the literary work The Little Prince by Antoine Saint-Exupéry (1943). In the sense of Educommunication with Communicative Accessibility, the fanfics were produced by students from elementary school of Sagrado Coração de Jesus from São Borja/RS. The problem that guides this research is related to the absence of Educommunication for visually impaired people within the school environment. Besides that, the object proposed in research, The Little Prince , part of your particularity and complexity from the book, developing senses in childhood and assisting in the communicational essence of child. Using Communicative Accessibility as the best in content production, making it accessible to people with sensory disabilities, the paper also discusses the importance of thinking about historical, cultural and social factors. The proposed methodologies for developing the research were presented from authors who study education, communication and accessibility to better understand the topics addressed. During the work, the reports of experiences obtained in all the movements made for the construction of the experimental project, from the descriptions to the analysis, are exposed. In the end, this paper considers the need for accessible educational practices that address everyone within the school environment for an egalitarian and citizen education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectVisually impaired peoplept_BR
dc.titleA produção de uma fanfic infantil acessível: da editoração do Pequeno Príncipe à educomunicação com acessibilidade comunicativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1811012077939997pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9988056850072089pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Marcelo da Silva-
dc.contributor.referee2Saggin, Lívia Freo-
dc.contributor.referee2LattesLívia Freo Saggin http://lattes.cnpq.br/7067653765103970pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e traz as experiências, o aprendizado, as dificuldades e as abordagens a respeito de estudos da Educomunicação e Acessibilidade Comunicativa na construção de um projeto experimental, caracterizado a partir da criação de fanfics acessíveis para crianças com deficiência visual, baseadas na obra literária O Pequeno Príncipe de Antoine Saint-Exupéry (1943). No sentido de Educomunicação com Acessibilidade Comunicativa, as fanfics foram produzidas por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus de São Borja/RS. O problema que norteia a pesquisa está ligado a ausência de Educomunicação para pessoas com deficiência visual dentro do ambiente escolar. Além disso, o objeto proposto na pesquisa, O Pequeno Príncipe , parte da sua particularidade e complexidade da obra, desenvolvendo os sentidos na infância e auxiliando na essência comunicacional do público infantil. Ao utilizar da Acessibilidade Comunicativa como melhora na produção de conteúdos, o que torna acessível para pessoas com deficiência sensorial, o trabalho também apresenta discussões a respeito da importância de se pensar os fatores históricos, culturais e sociais. As metodologias propostas para desenvolver a pesquisa foram apresentadas a partir de autores que estudam a educação, a comunicação e a acessibilidade para melhor compreendimento das temáticas abordadas. Durante o trabalho, são expostos os relatos de experiências obtidos em todos os movimentos realizados para a construção do projeto experimental, desde as descrições até a análise. Ao final, este trabalho considera a necessidade de práticas educomunicativas acessíveis que contemplem a todos dentro dos ambientes escolares por uma educação igualitária e cidadã.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Eduarda Reolon de Matos 2019 - TCC.pdf7.68 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Eduarda Reolon de Matos 2019 - PRODUTO - Universos Descobertos.pdf17.62 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???