Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5260
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Exergames: um novo olhar para educação física escolar
Título(s) alternativo(s): Exergames: a new look at school physical education
Autor(es): Solari, Gabriela Fleck Rodrigues
Primeiro Orientador: Ilha, Phillip Vilanova
Resumo: Este estudo teve como objetivo de constatar as percepções de acadêmicos de Educação Física sobre uma experiência com Exergame e suas possibilidades de utilização no contexto escolar. Para isso, a pesquisa contou com 17 acadêmicos de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões sobre conhecimentos e experiências prévias com os Exergames, questionário Long Flow State Physical, para constatar o estado psicológico positivo, e questionário sobre as percepções e possibilidades educativas do Exergames no contexto escolar. Os sujeitos passaram por uma práxis de Exergame por 4 semanas, com jogos de aventura, esportes e dança. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo para as questões abertas dos questionários e a estatística descritiva para as demais questões. Contatou-se através deste estudo, que os exergames podem ser uma ótima ferramenta para uma educação inovadora, levando os alunos a explorar a cultura corporal do movimento, ampliando as aulas de Educação Física Escolar, além de demostrarem um estado psicológico positivo com sua prática. Observou-se também, através dos resultados que os exergames são uma tecnologia relativamente nova, que precisam de uma série de pesquisas para que sua utilização contribua para uma educação inovadora.
Abstract: This study aimed to verify the perceptions of Physical Education academics about an experience with Exergame and your possibility of use in the school context. To do so, the study had 17 undergraduate students in Physical Education from a public university in Rio Grande do Sul. As a data collection instrument, a questionnaire was used with questions about previous knowledge and experiences with the Exergames, the Long questionnaire Flow State Physical, to verify the positive psychological state, and questionnaire about the perceptions and educational possibilities of the Exergames in the school context. The subjects underwent an Exergame praxis for 4 weeks, with games of adventure, sports and dance. To analyze the data, the content analysis was used for the open questions of the questionnaires and the descriptive statistics for the other questions. It was contacted through this study, that exergames can be a great tool for an innovative education, leading students to explore the body culture of the movement, expanding the classes of Physical Education at School, and demonstrate a positive psychological state with their practice. It has also been observed through the results that the exergames are a relatively new technology, which need a series of researches so that their use contributes to an innovative education.
Palavras-chave: Exergame
Educação física
Tecnology
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: SOLARI, Gabriela Fleck Rodrigues. Exergames: um novo olhar para educação física escolar. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5260
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA FLECK SOLARI.pdf621.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.