Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5260
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Exergames: um novo olhar para educação física escolar |
Otros títulos : | Exergames: a new look at school physical education |
Autor(es): | Solari, Gabriela Fleck Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Ilha, Phillip Vilanova |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo de constatar as percepções de acadêmicos de Educação Física sobre uma experiência com Exergame e suas possibilidades de utilização no contexto escolar. Para isso, a pesquisa contou com 17 acadêmicos de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões sobre conhecimentos e experiências prévias com os Exergames, questionário Long Flow State Physical, para constatar o estado psicológico positivo, e questionário sobre as percepções e possibilidades educativas do Exergames no contexto escolar. Os sujeitos passaram por uma práxis de Exergame por 4 semanas, com jogos de aventura, esportes e dança. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo para as questões abertas dos questionários e a estatística descritiva para as demais questões. Contatou-se através deste estudo, que os exergames podem ser uma ótima ferramenta para uma educação inovadora, levando os alunos a explorar a cultura corporal do movimento, ampliando as aulas de Educação Física Escolar, além de demostrarem um estado psicológico positivo com sua prática. Observou-se também, através dos resultados que os exergames são uma tecnologia relativamente nova, que precisam de uma série de pesquisas para que sua utilização contribua para uma educação inovadora. |
Resumen : | This study aimed to verify the perceptions of Physical Education academics about an experience with Exergame and your possibility of use in the school context. To do so, the study had 17 undergraduate students in Physical Education from a public university in Rio Grande do Sul. As a data collection instrument, a questionnaire was used with questions about previous knowledge and experiences with the Exergames, the Long questionnaire Flow State Physical, to verify the positive psychological state, and questionnaire about the perceptions and educational possibilities of the Exergames in the school context. The subjects underwent an Exergame praxis for 4 weeks, with games of adventure, sports and dance. To analyze the data, the content analysis was used for the open questions of the questionnaires and the descriptive statistics for the other questions. It was contacted through this study, that exergames can be a great tool for an innovative education, leading students to explore the body culture of the movement, expanding the classes of Physical Education at School, and demonstrate a positive psychological state with their practice. It has also been observed through the results that the exergames are a relatively new technology, which need a series of researches so that their use contributes to an innovative education. |
Palabras clave : | Exergame Educação física Tecnology Physical education |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citación : | SOLARI, Gabriela Fleck Rodrigues. Exergames: um novo olhar para educação física escolar. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5260 |
Fecha de publicación : | 2018 |
Aparece en las colecciones: | Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIELA FLECK SOLARI.pdf | 621.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.