Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5234
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Dimensões pedagógicas e simbólicas das aulas de educação física em Uruguaiana, RS
Otros títulos : Pedagogical and symbolic dimensions of physical education classes in Uruguaiana, RS
Autor(es): Machado, Felipe Müller
Primeiro Orientador: Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo
Resumo: O trabalho é resultado de inquietações que surgiram durante o processo de formação inicial relacionado aos espaços e materiais utilizados para práticas de ensino da Educação Física. Tem como objetivo reconhecer a dimensão simbólica mapeando o universo da Educação Física de Uruguaiana, para compreender melhor a realidade do objeto de estudo neste contexto e para que possamos defender uma ação mais efetiva das esferas públicas na área. É um estudo quantitativo, transverso e observacional, onde foi realizada visitas aos órgãos responsáveis para contato com as escolas. As coletas de dados foram utilizadas através de dois instrumentos um questionário fechado e uma observação estruturada. Os resultados mostraram que muitas escolas possuem representações para as práticas de Educação Física muito ruim, tanto nos aspectos espaço físico e materiais, onde se limitam a estes ignorando outras possibilidades que poderia ser utilizado.
Resumen : The work is the result of concerns that arose during the initial training process related to the spaces and materials used for teaching practices of Physical Education. It aims to recognize the symbolic dimension mapping the universe of Physical Education of Uruguayan, to better understand the reality of the object of study in this context and so that we can defend a more effective action of public spheres in the area. It is a quantitative, transverse and observational study, where visits were made to the agencies responsible for contact with schools. The data collections were used through two instruments a closed questionnaire and a structured observation. The results showed that many schools have representations for Physical Education practices very poor both in physical space and material aspects where they are limited to these ignoring other possibilities that could be used.
Palabras clave : Educação Física escolar
Espaços físicos materiais
School physical education
Physical spaces
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : MACHADO, Felipe Müller. Dimensões pedagógicas e simbólicas das aulas de educação física em Uruguaiana. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5234
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FELIPE MULLER MACHADO.pdf258.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.