Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5079
Tipo: Monografia de Especialização
Título : A influência dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem: uma abordagem a partir da neurociência
Otros títulos : The influence of didactic games in the teaching and learning process: an approach based on neuroscience
Autor(es): Freitas, Gilmar Ribeiro
Primeiro Orientador: Terra, Wagner Terra Silveira
Resumo: O interesse pela temática deste trabalho deu-se pela percepção de que a escola pode ser um é um espaço privilegiado para a construção do conhecimento de forma descontraída. Percebemos que o processo de ensino e aprendizagem vem ao longo do tempo procurando adequar-se ao conceito de trabalhar o lúdico (jogos educativos) em sala de aula a fim de contribuir para a educação, compreendendo que este trabalho contribui para que a concepção de inteligências múltiplas engloba as possibilidades de trabalho espacial, lógica, verbal, artes, cinestésico-corporal entre outras, os jogos didáticos promovem o desenvolvimento intelectual tendo em vista que para vencer os desafios desta atividade o jogador precisa entender como os diferentes elementos do jogo se relacionam, elaborar estratégias, tomar decisões processar informações e resolver problemas, além de gerar emoções as quais funcionam como moduladores de nossas memórias e que se referem a um componente fundamental da aprendizagem. Desta maneira a neurociência vem juntar-se nesta possibilidade de prática no intuito de corroborar cientificamente sobre a importância de trabalhar outras formas de ensino que podem ajudar com que se fortaleça a plasticidade cerebral onde o processo de estímulos é muito importante, desta forma tornando a aprendizagem mais significativa e permanente para o aluno. Pudemos observar que a neurociência pode colaborar com outras disciplinas onde pode apresentar um aspecto novo em suas intervenções a metodologia do ensinar e aprender ao encontrar na neuroeducação uma base de sustentação para melhorar o aprendizado. Neste sentido, o presente projeto tem por objetivo investigar a produção acadêmica brasileira relacionada à influência dos jogos lúdicos no processo educativo, a partir de uma abordagem neurocientífica com foco no Ensino Fundamental. Espera-se assim contribuir na elucidação acerca do “estado da arte” da produção acadêmica relacionada à influência educativa dos jogos lúdicos com abordagem neurocientífica.movimentos são usados como forma de reconhecimento do mundo atribuindo significado a eles. Sendo assim a proposta de constante atualização onde os profissionais da Educação Infantil precisam ter para contribuir com o seu crescimento e aprimoramento da sua prática pedagógica, na busca incessante do entendimento da criança que mundo hoje nos apresenta. Baseado nisso, o estudo parte das possibilidades de estimulação, utilizando a psicomotricidade como uma ferramenta pedagógica com crianças dessa faixa etária. Esta pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, tendo por objetivo verificar como é realizado o trabalho com a psicomotricidade nas Escolas Municipais de Educação Infantil e qual a visão que os professores regentes de classe atribuem sobre essa prática, averiguando suas estratégias de trabalho e a reflexão quanto a busca de formação continuada na área. Com esse trabalho, foi possível ver os resultados onde a criança é vista como um sujeito em desenvolvimento, capaz de construir seus conhecimentos a partir de seu corpo e do ambiente que a cerca. Esse corpo ganha centralidade na Educação Infantil, onde os professores buscam um olhar atento as suas potencialidades e dificuldades para que assim possam realizar um trabalho voltado para o seu desenvolvimento como um todo.
Resumen : Interest in the theme of this work was due to the importance of showing that the teaching process does not have to be painful and regulating in school, and that students can learn without having to memorize and write repeatedly to understand the content, but that the school is a privileged space for the construction of knowledge in a relaxed way. The perception of teaching and learning comes over time trying to adapt to the concept of working the playful (educational games) in the classroom in order to contribute to education, understanding that this work contributes to the conception of multiple intelligences where it encompasses the possibilities of spatial, logical, verbal, arts, kinesthetic-body work, among others. The didactic games promote the intellectual development considering that to overcome the challenges of this activity the player needs to understand how the different elements of the game relate, to elaborate strategies, to make decisions to process information and to solve problems, besides to generate emotions that can function as modulators of our memories that refer to a fundamental component of learning, so neuroscience comes together in this possibility of practice in order to scientifically corroborate the importance of working other forms of teaching that can help strengthen brain plasticity. where the stimulus process is very important, thus making learning more meaningful and permanent for the student. We can observe that neuroscience in partnership with other disciplines may present a new aspect in its interventions the methodology of teaching and arresting when finding in neuroeducation a support base to improve learning. In this sense, this project aims to investigate the Brazilian academic production related to the influence of playful games in the educational process, from a neuroscientific approach focusing on elementary school. It is expected to contribute to the elucidation about the "state of the art" of academic production related to the educational influence of playful games with neuroscientific approach.
Palabras clave : Educação
Jogos
Neurociência
Education
Games
Neuroscience
Educação e neurociência
Education and neuroscience
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
Citación : FREITAS, Gilmar Ribeiro. A influência dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem: uma abordagem a partir da neurociência. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5079
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GILMAR FREITAS.pdf161.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.