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Tipo: Monografia de Especialização
Título: (Des) Atenção na escola? Dá um “busca” na Unicamp! O olhar da Universidade de Campinas aos mecanismos atencionais na educação escolar
Título(s) alternativo(s): (Dis) Attention at school? Give a "search" at Unicamp! The university of Campinas's view of the attentional mechanisms in school education
Autor(es): Vasconcelos, Claudia da Câmara Canto
Primeiro Orientador: Chiquetti, Eloá Maria dos Santos
Resumo: Esse estudo apresenta uma revisão da literatura científica, reunida pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, nos últimos dez anos, a respeito da função executiva atenção em estudantes das séries iniciais da educação escolar considerando o recorte de baixa funcionalidade executiva e buscando comprovar a hipótese inicial de que os estudos disponibilizados sobre o tema são insuficientes para garantir um estado da arte abrangente, integrado e diversificado sobre essa problemática. Desenvolvida considerando a ótica das Teorias Psicogenética e Epistemológica, de Piaget e Vigosky, e, ainda, o pensamento de autores como Luria (1981), Goleman (2013) e Cury (2012), incidiu, qualitativamente, sobre a temática abordada objetivando determinar a presença, no banco de dados, de estudos sobre a atenção que enfatizem a promoção dos mecanismos atencionais em alunos neurofisiologicamente típicos, que, porém, apresentem baixa funcionalidade atencional durante as séries iniciais da educação escolar e, deu-se, pelo reconhecimento da importância da atenção para a qualificação dos processos perceptivos do ser e para ação adaptativa do indivíduo, em relação às demandas psicológicas, emocionais e ambientais das quais a aprendizagem escolar faz parte. Também, pela percepção, recorrente, de que existe incontável número de alunos, em condições neurofisiológicas funcionais normais, que não alcançam o nível de aplicabilidade executiva, consciente e competente, necessária para o êxito cognitivo, por não possuírem, concomitantemente associados aos níveis de maturação neurofisiológica, a experiência social para que a habilidade se execute com eficiência. Tendo sua escrita organizada em capítulos que apresentam o caminho investigativo percorrido, aponta como resultado, a comprovação da hipótese inicial de insuficiência de estudos na área investigada e sugere, pela escassez de trabalhos relativos ao objeto de estudo, a necessidade de novas agendas de pesquisa que busquem ampliar e qualificar estratégias de promoção da atenção na aprendizagem de alunos com baixa funcionalidade atencional.
Abstract: This study presents a review of the scientific literature, gathered by the Library System of the State University of Campinas, UNICAMP, in the last ten years, regarding the executive function attention in students of the initial grades of school education considering the cut of low executive functionality and seeking prove the initial hypothesis that the studies available on the topic are insufficient to guarantee a comprehensive, integrated and diversified state of the art on this issue. Developed considering the perspective of Psychogenetic and Epistemological Theories, by Piaget and Vigosky, as well as the thinking of authors such as Luria (1981), Goleman (2013) and Cury (2012), it focused, qualitatively, on the theme addressed in order to determine the presence, in the database, of studies on care that emphasize the promotion of attentional mechanisms in typical neurophysiologically students, who, however, have low attentional functionality during the initial grades of school education and, it was due to the recognition of the importance of attention to the qualification of the perceptual processes of being and to the individual's adaptive action, in relation to the psychological, emotional and environmental demands of which school learning is part. Also, due to the recurring perception that there are countless numbers of students, in normal functional neurophysiological conditions, who do not reach the level of executive, conscious and competent applicability, necessary for cognitive success, as they do not have, concomitantly associated with levels of maturation neurophysiological, the social experience so that the skill is carried out efficiently. Having his writing organized in chapters that present the investigative path taken, he points out as a result, the proof of the initial hypothesis of insufficient studies in the investigated area and suggests, due to the scarcity of works related to the object of study, the need for new research agendas that seek to expand and qualify strategies to promote attention in the learning of students with low attentional functionality.
Palavras-chave: Educação escolar
Função executiva atenção
Mecanismos Atencionais
Executive Function Attention
Attentional
Mechanisms Schooling
Education and neuroscience
Educação e neurociência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
Citação: VASCONCELOS, Claudia da Câmara Canto. (Des) Atenção na escola? Dá um “busca” na Unicamp! O olhar da Universidade de Campinas aos mecanismos atencionais na educação escolar. 34p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5070
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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