Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5055
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | O aumento da iniciativa de atenção compartilhada em uma criança com transtorno do espectro do autismo por meio da experiência de aprendizagem mediada |
Título(s) alternativo(s): | TÍTULO EM INGLÊS Increasing the shared attention initiative in a child with autism spectrum disorder through mediated learning experience |
Autor(es): | Soares, Cassiana Descovi |
Primeiro Orientador: | Balk, Rodrigo de Souza |
Resumo: | A Atenção Compartilhada representa uma das competências mais importantes para o desenvolvimento das habilidades sociais. Um aspecto precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o déficit na habilidade de atenção compartilhada. Objetivou-se identificar as variações da iniciativa de atenção compartilhada em uma criança com TEA após a realização da Experiência de Aprendizagem Mediada. Após avaliação através do Teste de Triagem Denver II, foi aplicado programa de intervenção elaborado com base nos marcos do desenvolvimento infantil. Os resultados evidenciam melhora no aspecto motor amplo e fino, aumento no número de vocalizações, maior frequência de olhar direto e de interação durante a mediação por parte da criança, o que se inferiu que um sujeito com TEA apresenta melhora na Atenção Compartilhada e no processo de aprendizagem através de intervenção baseada na Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada. |
Abstract: | Shared Attention represents one of the most important competences for the development of social skills. An early aspect of Autism Spectrum Disorder (ASD) is the deficit in shared attention ability. The aim of this study was to identify the variations of the shared care initiative in a child with ASD after the Mediated Learning Experience. After evaluation through the Denver II Screening Test, an intervention program elaborated based on the child development milestones was applied. The results show an improvement in the fine and broad motor aspect, an increase in the number of vocalizations, a higher frequency of direct look and interaction during mediation by the child, which has been inferred that a subject with ASD presents improvement in Shared Attention and in the process learning through intervention based on the Theory of Experience of Mediated Learning. |
Palavras-chave: | Educação Atenção compartilhada Transtorno do Espectro Autista Neurociência Aprendizagem mediada Autism spectrum disorder Mediated learning Shared attention Autismo Autista Educacação e neurociência Education and neuroscience |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
Citação: | SOARES, Cassiana Descovi. O aumento da iniciativa de atenção compartilhada em uma criança com transtorno do espectro do autismo por meio da experiência de aprendizagem mediada 23 p.Trabalho de conclusçao de curso (Especialização em Neurociência Aplicada à Educação.) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5055 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CASSIANA DESCOVI SOARES.pdf | 4.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.