Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4908
Tipo: Dissertação
Título: Formação do leitor literário nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental : um estudo em uma escola no interior do município de Aceguá / RS
Autor(es): Corrêa, Jociele Barcelos
Primeiro Orientador: Camargos , Moacir Lopes de
1° Membro da banca: Camargos , Moacir Lopes de
2° Membro da banca: Lazzaris , Fabiane
3° Membro da banca: Zacharias , Pâmela
Resumo: Esta dissertação consiste em uma pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico (CLIFFORD, 1998; DURANTI, 2000; GLESNE, 2014, VERSIANI, 2002) realizada em uma escola no interior do município de Aceguá. O objetivo deste trabalho é contribuir para a formação do leitor literário nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. Busco suporte teórico em estudos sobre língua (gem) em uma perspectiva discursiva (Bakhtin, 2011, 2012, 2014), estudos sobre letramento literário, leitura e literatura (Candido, 2013; Colomer, 2007; Cosson, 2016, 2017; Paulino e Cosson, 2009; Zilberman, 2009). Esta pesquisa consistiu no planejamento, elaboração e aplicação de um projeto de ensino em uma turma de 9º ano do ensino fundamental anos finais. A partir da temática ‘o espaço como constitutivo identitário do sujeito’ foram propostas atividades com enfoque no conto literário. A análise foi realizada a partir do diário reflexivo da professora, das gravações em áudio das aulas e das atividades realizadas pelos alunos.
Abstract: This dissertation consists of a qualitative research of an auto-ethnographic nature (CLIFFORD, 1998; DURANTI, 2000; GLESNE, 2014, VERSIANI, 2002) carried out in a school in the interior of the city of Aceguá. The objective of this work is to contribute to the literary reader's training in Portuguese language classes at elementary school. I seek theoretical support in studies on language from a discursive perspective (Bakhtin, 2011, 2012, 2014), studies on literary literacy, reading and literature (Candido, 2013, Colomer, 2007, Cosson, 2016, 2017, Paulino and Cosson, 2009, Zilberman, 2009). This research consisted in the planning and application of a teaching project in a class of 9th year of elementary school. I proposed activities focusing on the literary tale from the thematic 'space as an identity constituent of the subject'. The analysis was based on the teacher's reflexive diary, the audio recordings of classes and activities done by the students.
Palavras-chave: Leitura
Leitor literário
Conto literário
Aula de língua portuguesa
Reading
Literary reader
Literary tale
Portuguese teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citação: CORRÊA,Jociele Barcelos. Formação do leitor literária nas aulas de línguas portuguesa do ensino fundamental : um estudo em uma escola no interior do município de Aceguá/RS. 86 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4908
Data do documento: 8-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS Jociele Corrêa 2019.pdf926.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO DA DISSERTAÇÃO JOCIELE BARCELOS CORRÊA.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.