Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4902
Tipo: | Dissertação |
Título : | Professores do ensino médio desbravando trilhas nos meandros da in/exclusão social: desconstruindo preconceitos, reconstruindo caminhos, sociopoetizando |
Autor(es): | Oliveira, Nara Rosane Machado de |
Primeiro Orientador: | Brizolla, Francéli |
Coorientador: | Martins, Claudete da Silva Lima |
1° Membro da banca: | Brizolla, Francéli |
2° Membro da banca: | Martins, Claudete da Silva Lima |
3° Membro da banca: | Ramos, Nara Vieira |
4° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
Resumo: | Esta dissertação de Mestrado é oriunda de estudos e reflexões que deram substrato a uma pesquisa a nível stricto sensu para o Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé (MAE/UNIPAMPA). Pesquisa, esta, nascida no esperançar de uma discussão mais ampla e aberta às questões que entrecruzam os processos de in/exclusão social. Nosso objetivo geral de pesquisa foi investigar os preconceitos relacionados às juventudes nas práticas de ensino de professores de Ensino Médio, em escola pública da periferia do município de Bagé (RS), na perspectiva de discutir a inclusão social de todos, no contexto escolar. A pesquisa está organizada no formato de uma pesquisa social qualitativa, do tipo estudo de caso e, como metodologia de desenvolvimento, utilizou os pressupostos da sociopoética. Teve, como campo de investigação, uma instituição escolar pública, da rede estadual de ensino, que oferece a etapa do Ensino Médio, localizada na periferia urbana de Bagé (RS), no período de agosto a dezembro do ano de 2018. Foram sujeitos do trabalho quatorze (14) professores do Ensino Médio, de várias áreas do conhecimento. Os dados construídos foram analisados também com base nos pressupostos da sociopoética, sendo eles análise por categorização, estudos transversais e o estudo filosófico. Como resultados do processo investigativo, destacamos que as práticas de ensino dos professores são construídas a partir de muitos saberes que são agregados no caminhar do ensino/aprendizagem/ensino de todos os envolvidos, que os preconceitos ficaram diluídos na desconstrução que carecem ter, uma vez que as juventudes constituídas são consideradas e recebidas como “elos com” saberes, cultura, identidade; e, em nosso entendimento, evidenciaram o quanto o papel crítico e transformador no pensar do professor, pode desenvolver através de teorias e práticas reflexivas, atividades educativas de caráter emancipatório, reservando à educação escolar importante tarefa na transformação social. Por fim, renovamos e fortalecemos nossa crença no poder da educação e constatamos que, mais do que nunca devemos resistir em prol de uma educação comprometida e libertadora na formação de todos e para todos. |
Resumen : | This Master dissertation is arising from studies and reflexions that gave substract to a research stricto sensu level for the Academic Master Course in Teaching of the Federal University of the Pampa – Campus Bagé (MAE/ UNIPAMPA). Research, this one, born in the hope of a wider and open discussion to questions that intersect the processes of social in/exclusion. Our research general objective was to investigate the prejudices related to the youth on the teaching practices of High School teachers, on a periphery public school from the city of Bagé (RS), in the perspective of discussing the social inclusion of everybody, in the school context. The research is organized in the shape of a social qualitative research, of the study case type and, like developing methodology, used the sociopoetics purposes. It had as investigation field, a public school institution, from the teaching state system which offers High School stage, located in the urban periphery of Bagé (RS), in the period of august to december of the year of 2018. Fourteen (14) High School teachers were the subject of the work. The constructed data were also analysed in the sociopoetics purpose basis, being categorization analysis, transversal studies and the philosophical study. As results of the investigative process, we detach that the teaching practice of the teachers are build from many knowledges which are added in the teaching/learning/teaching walk of all the envolved ones, that the prejudices were dissolved in the deconstruction that must have, once that the constituded youth are considered and received like “links with” knowledges, culture, identity; and, on our understanding, became evident on how much the critical role and transformational in the teacher thinking, can develop through theories and reflexive practices, educational activities of emancipatory character, reserving to the school education an important role in the social transformation. At last, we renewed and strenghthened our believe in the education power and found out that more than ever we must resist in favour of an involved and released education in the formation of all and for all. |
Palabras clave : | In/exclusão social Ensino médio Juventudes Professores Sociopoética Social in/exclusion High school Youth Teachers Sociopoetics |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citación : | OLIVEIRA, Nara Rosane de. Professores do ensino médio desbravando trilhas nos meandros da in/exclusão social: desconstruindo preconceitos, reconstruindo caminhos, sociopoetizando. 213 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4902 |
Fecha de publicación : | 24-sep-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS Nara Oliveira 2019 .pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.