Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4823
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Premissas e metodologias de projeto aplicadas em escolas estaduais da fronteira oeste |
Autor(es): | Martins, Luiz Gabriel Soares |
Primeiro Orientador: | Kaehler, José Wagner Maciel |
Resumo: | Durante a realização do projeto de extensão denominado “Projeto e Modernização da Rede Elétrica das Escolas Estaduais da Fronteira Oeste” patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande e pela Universidade Federal do Pampa, constatou-se que muitas destas unidades encontram-se em estado de deterioração, reflexo de décadas sem manutenção e principalmente à falta de investimentos neste setor. Com a proposta de reverter a situação atual, este trabalho apresentará as principais premissas e metodologias que vão desde avaliação gerencial até a auditoria energética. Com isso, a utilização de indicadores energéticos foi uma ferramenta indispensável para analisar onde haviam maiores desperdícios de energia, tendo sido avaliadas 10 escolas estaduais da região Fronteira Oeste, evidenciando-se quais unidades necessitariam readaptações mais imediatas. Afim de garantir confiabilidade e qualidade dos serviços energéticos, serão mostradas as particularidades, bem como as ferramentas e análises desenvolvidas durante a elaboração dos projetos elétricos destas edificações. Juntamente, serão abordados os conceitos de eficiência energética, qualidade de energia e análise dos faturamentos de energia. Por fim, será demonstrando a validade e importância da interação do software AutoQi Lumine V4 R e AUTOCAD R, apresentando suas vantagens e layouts elaborados em projetos elétricos. |
Abstract: | During the extension project called "Project and Modernization of the West Frontier State Schools Electric Network" sponsored by the State Government of Rio Grande and the Federal University of Pampa, it was found that many of these units are in a state of deterioration, a reflection of decades without maintenance and mainly the lack of investments in this sector. With the purpose of reversing the current situation, this paper will present the main premises and methodologies ranging from management evaluation to energy audit. Thus, the use of energy indicators was an indispensable tool to analyse where there were major energy wastes, having been evaluated 10 state schools in the West Frontier region, showing which units would need more immediate readaptations. In order to ensure reliability and quality of energy services, the particularities will be shown, as well as the tools and analyzes developed during the elaboration of the electrical projects of these buildings. Together, the concepts of energy efficiency, power quality and analysis of energy billing will be addressed. Finally, it will be demonstrating the validity and importance of the interaction of AutoQi Lumine V4 and AUTOCAD software, presenting its advantages and elaborate layouts in electrical projects. |
Palavras-chave: | Engenharia elétrica Diagnóstico Eficiência energética Redes elétricas Electrical engineering Diagnosis Energy efficiency Electrical networks |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citação: | MARTINS, Luiz Gabriel Soares. Premissas e metodologias de projeto aplicadas em escolas estaduais da fronteira oeste. Orientador: José Wagner Maciel Kaehler. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4823 |
Data do documento: | 26-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz Gabriel Soares Martins - 2019.pdf | 6.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.