Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4696
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Uma Proposta de Aplicação de Realidade Aumentada no Ensino de Cálculo |
Autor(es): | Moussa, Ahmad Hassan |
Primeiro Orientador: | Camargo, Sandro da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Ferreira, Ana Paula Lüdtke |
1° Membro da banca: | Camargo, Sandro da Silva |
2° Membro da banca: | Ferreira, Ana Paula Lüdtke |
3° Membro da banca: | Pinho, Leonardo Bidese de |
Resumo: | A educação, ao longo dos anos, procura explorar novos meios de utilizar a tecnologia no ensino. Hoje em dia, os alunos já usufruem de computadores, celulares e tablets em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho visa auxiliar a compreensão de gráficos, em três dimensões, de funções matemáticas, que são uma das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos nessa área de estudo. Isto posto, o problema de pesquisa identificado é avaliar se a utilização da tecnologia de realidade aumentada em dispositivos móveis pode auxiliar na visualização destes gráficos. A partir disso, foi implementado um aplicativo para tablets e smartphones que utilizam o sistema operacional Android para validar esta pesquisa. Para o desenvolvimento deste aplicativo foi utilizado o Android Studio juntamente com a ferramenta ARToolKit. Este novo objeto de aprendizagem desenvolvido foi avaliado e aprovado pelos discentes e docentes das turmas de Cálculo na Universidade Federal do Pampa Campus Bagé. |
Resumen : | The education, over the years, has sought to explore new ways of using technology in education. Nowadays, students already enjoy computers, cell phones and tablets in the classroom. In this context, the present work aims aid in the understanding of threedimensional graphs of mathematical functions, which are one of the greatest difficulties presented by students in this area of study. That said, the identified research problem is to evaluate whether the use of augmented reality technology in mobile devices can aid in the visualization of these graphs. From this, was implemented for tablets and smartphones using the Android operating system to validate this research. For the development of this application was used Android Studio along with the tool ARToolKit. This new learning object developed was evaluated and approved by the students and teachers of the classes of Calculus at the Federal University of the Pampa Campus Bagé. |
Palabras clave : | Gráfico de Funções Matemáticas Dispositivos móveis ARToolKit Objetos de Aprendizagem Graph of Mathematical functions Mobile devices Learning Objects |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | MOUSSA, Ahmad Hassan. IUma Proposta de Aplicação de Realidade Aumentada no Ensino de Cálculo . 70p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4696 |
Fecha de publicación : | 7-dic-2016 |
Aparece en las colecciones: | Engenharia de Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2016_2_Ahmad_Moussa.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.