???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4696
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Camargo, Sandro da Silva-
dc.creatorMoussa, Ahmad Hassan-
dc.date.accessioned2019-12-17T14:24:34Z-
dc.date.available2019-12-12-
dc.date.available2019-12-17T14:24:34Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.citationMOUSSA, Ahmad Hassan. IUma Proposta de Aplicação de Realidade Aumentada no Ensino de Cálculo . 70p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4696-
dc.description.abstractThe education, over the years, has sought to explore new ways of using technology in education. Nowadays, students already enjoy computers, cell phones and tablets in the classroom. In this context, the present work aims aid in the understanding of threedimensional graphs of mathematical functions, which are one of the greatest difficulties presented by students in this area of study. That said, the identified research problem is to evaluate whether the use of augmented reality technology in mobile devices can aid in the visualization of these graphs. From this, was implemented for tablets and smartphones using the Android operating system to validate this research. For the development of this application was used Android Studio along with the tool ARToolKit. This new learning object developed was evaluated and approved by the students and teachers of the classes of Calculus at the Federal University of the Pampa Campus Bagé.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGráfico de Funções Matemáticaspt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectARToolKitpt_BR
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectGraph of Mathematical functionspt_BR
dc.subjectMobile devicespt_BR
dc.subjectLearning Objectspt_BR
dc.titleUma Proposta de Aplicação de Realidade Aumentada no Ensino de Cálculopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor2Ferreira, Ana Paula Lüdtke-
dc.contributor.referee1Camargo, Sandro da Silva-
dc.contributor.referee2Ferreira, Ana Paula Lüdtke-
dc.contributor.referee3Pinho, Leonardo Bidese de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA educação, ao longo dos anos, procura explorar novos meios de utilizar a tecnologia no ensino. Hoje em dia, os alunos já usufruem de computadores, celulares e tablets em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho visa auxiliar a compreensão de gráficos, em três dimensões, de funções matemáticas, que são uma das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos nessa área de estudo. Isto posto, o problema de pesquisa identificado é avaliar se a utilização da tecnologia de realidade aumentada em dispositivos móveis pode auxiliar na visualização destes gráficos. A partir disso, foi implementado um aplicativo para tablets e smartphones que utilizam o sistema operacional Android para validar esta pesquisa. Para o desenvolvimento deste aplicativo foi utilizado o Android Studio juntamente com a ferramenta ARToolKit. Este novo objeto de aprendizagem desenvolvido foi avaliado e aprovado pelos discentes e docentes das turmas de Cálculo na Universidade Federal do Pampa Campus Bagé.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Computação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_2016_2_Ahmad_Moussa.pdf2.33 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???