Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4599
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alternativas de mudança no item do PPP relacionado à educação de surdos da E.M.E.F. Silvina Gonçalves |
Autor(es): | Silva, Karla Dufau |
Primeiro Orientador: | Silva Junior, Bento Selau da |
1° Membro da banca: | Silva Junior, Bento Selau da |
2° Membro da banca: | Peres, Clarice Vaz |
3° Membro da banca: | Selbach, Paula Trindade da Silva |
4° Membro da banca: | Cunha, Vagner Silva da |
Resumo: | Este relatório Crítico-Reflexivo objetivou repensar o Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F. Silvina Gonçalves, em seu item denominado "atendimento com intérprete de libras", discutindo e propondo alternativas de mudança. A partir das inquietações dos professores, geradas pela presença de um novo aluno surdo, foi criado um grupo de estudos que buscou embasamento teórico sobre inclusão, os direitos do aluno surdo e a reconstrução de um item do Projeto Político Pedagógico. A metodologia usada foi a pesquisa ação, envolvendo 11 participantes entre o corpo docente da escola e comunidade escolar. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário, cadernos de metacognição, entrevista e análise documental. A partir das discussões e debates os integrantes do grupo de estudos sentiram-se capazaes de propor alternativas de mudança à um item do PPP da escola, Os resultados apontam o despreparo do grupo em relação ao aluno surdo e sua realidade, mas , ao mesmo tempo, a vontade de incluí-lo dentro de novas propostas para o Projeto Político Pedagógico da escola. O novo item do Projeto Político Pedagógico ficou desenhado conforme as aspirações do grupo, dentro da teoria estudada visando contemplar as necessidades do aluno surdo. |
Abstract: | Este informe crítico-reflexivo tuvo como objetivo repensar el E.M.E.F. Silvina Gonçalves, en su artículo titulado "Atención de intérpretes", discute y propone alternativas de cambio. A partir de las inquietudes de los maestros, generadas por la presencia de un nuevo estudiante sordo, se creó un grupo de estudio que buscaba una base teórica sobre la inclusión, los derechos del estudiante sordo y la reconstrucción de un elemento del Proyecto Político Pedagógico. La metodología utilizada fue la investigación de acción, en la que participaron 11 participantes entre el profesorado y la comunidad escolar. Los instrumentos de recolección de datos fueron cuestionarios, cuadernos de metacognición, entrevistas y análisis de documentos. A partir de las discusiones y debates, los miembros del grupo de estudio se sintieron capaces de proponer alternativas para el cambio a un ítem PPP de la escuela. Los resultados indican la falta de preparación del grupo con respecto al estudiante sordo y su realidad, pero al mismo tiempo , el deseo de incluirlo en nuevas propuestas para el Proyecto Político Pedagógico de la escuela. El nuevo ítem del Proyecto Político Pedagógico fue diseñado de acuerdo con las aspiraciones del grupo, dentro de la teoría estudiada con el objetivo de abordar las necesidades del estudiante sordo. |
Palavras-chave: | Surdo Inclusão Surdo La inclusión |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | SILVA, Karla Dufau. Alternativas de mudança no item do PPP relacionado à educação de surdos da E.M.E.F. Silvina Gonçalves. 73p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4599 |
Data do documento: | 10-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KarlaDufauSilva2019.pdf | Karla Dufau Silva 2019 | 3.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.