Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4506
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | APAE de São Borja: uma análise sobre as politicas públicas educacionais |
Autor(es): | Fanfa, Luiz Renato Pereira |
Primeiro Orientador: | Krause, Keli |
1° Membro da banca: | Cruz, Claudete Robalos da |
2° Membro da banca: | Correia, Gilvane Belem |
Resumo: | Neste trabalho propõe-se analisar a criação da APAE enquanto entidade que possibilita promover ações em defesa dos direitos de crianças, jovens e adultos, assim como prestação de serviços direcionados para uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência e total apoio a família, no intuito de formar uma sociedade solidária e mais justa. Para tanto, torna-se fundamental investigar sua trajetória histórica, pois a construção da APAE na cidade de São Borja – RS foi resultado da mobilização da sociedade são-borjense que influenciou na sua trajetória quanto a urgência da Educação Especial ser implantada nesta cidade. Neste sentido, objetivando compreender os processos e rumos de implementação de atendimentos educacionais e também elucidar o processo das pessoas com deficiência no âmbito educacional. Tornou-se essencialmente importante acompanhar o processo das diversas atividades educacionais, das entidades de apoio, assim como as atitudes públicas que preconizaram a Educação Especial. Neste sentido o primeiro momento visa resgatar historicamente, a trajetória das discussões que possibilitaram a criação de atitudes públicas para o tratamento digno e igualitário para pessoas com deficiências. Num segundo momento, visa-se compreender os processos legais que legitimam, garantem e problematizam as articulações de alunos com necessidades especiais. No terceiro capítulo, buscar-se-á questionar a APAE como entidade que visa promover, auxiliar e incentivar o processo educativo e a melhoria de vida dos alunos com necessidades especiais. Para tanto, faz-se necessária como metodologia, a pesquisa bibliográfica de forma a possibilitar o aporte teórico acerca das discussões em torno da “igualdade de direitos” e a parte educacional das pessoas com deficiências. |
Resumen : | En este trabajo se propone analizar la creación de la APAE como entidad que posibilita promover acciones en defensa de los derechos de los niños, jóvenes y adultos, bien como prestación de servicios direccionados a una mejor calidad de vida de las personas con deficiencia y total apoyo a la familia, con la intención de formar una sociedad solidaria y justa. Para tanto, se vuelve fundamental investigar su trayectoria histórica, pues la construcción de la APAE en la ciudad de São Borja - RS fue resultado de la movilización de la sociedad de la misma que influyó en su trayectoria con relación a la urgencia de la Educación Especial ser implantada en esta ciudad. En este sentido, com el objetivo de comprender los procesos y rumbos de implementación de atendimientos educacionales y también elucidar el proceso de inclusión de las personas com deficiencias en el ámbito educacional. Se volvió esencialmente importante acompañar el proceso de las diversas entidades educacionales, de las entidades de apoyo, así como actitudes públicas que preconizaron la Educación Especial. De esta forma el primer momento visa rescatar históricamente la trayectoria de las discusiones que posibilitaron la creación de actitudes públicas para el tratamiento digno e igualitario para las personas con deficiencias. En un segundo momento visa comprender los procesos legales que legitiman, garantizan y problematizan las articulaciones de los alumnos com necesidades especiales. En el tercer capítulo, se va buscar cuestionar la condición de la APAE como entidad que enfoca promover, auxiliar e incentivar el proceso de inclusión de los alumnos com necesidades especiales. Para tanto, se hace necesaria como metodología, la pesquisa bibliográfica de forma a posibilitar el aporte teórico acerca de las discusiones sobre la “igualdad de derechos” y la parte educacional de las personas con deficiencias. |
Palabras clave : | Educação Especial Educação – História São Borja APAE São Borja Educación especial Educación – Historia |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | FANFA, Luiz Renato Pereira. APAE de São Borja: uma análise sobre as politicas públicas educacionais. 2019. 61 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4506 |
Fecha de publicación : | 8-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz Renato Pereira Fanfa 2019.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.