Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4036
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Organização curricular - os (des)caminhos das Ciências da Natureza em um curso de Educação do Campo |
Otros títulos : | Curricular organization by knowledge area - the ways of Natural Sciences in a course Education of the Licensee Field |
Autor(es): | Conceição, Zaira Severo |
Primeiro Orientador: | Machado, Aniara Ribeiro |
1° Membro da banca: | Machado, Aniara Ribeiro |
2° Membro da banca: | Dias, Franciele Franco |
3° Membro da banca: | Sutério, Graciela Marques |
Resumo: | O presente artigo resulta de discussões que emergiram da necessidade de entender e problematizar o currículo do curso de Educação do Campo – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Dom Pedrito). O referido curso funciona no período de alternância o qual é permeado por uma organização curricular que privilegia a vivência na universidade e, também, com as diferentes comunidades do campo. Para tanto, a pesquisa aqui apresentada é de caráter qualitativo, em que o caminho metodológico traçado teve como base duas versões disponíveis do Projeto Pedagógico do Curso (2013 e 2016). Desta forma, para organização e análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva, em que foi possível sinalizar que o curso necessita articular a área das Ciências da Natureza a Educação do Campo, visto que o curso possui caráter interdisciplinar e problematizador das realidades do campo. |
Resumen : | This article results from discussions that emerged from the need to understand and problematize the curriculum of the Field Education course - Licenciatura of the Federal University of Pampa (Dom Pedrito). This course works in the period of alternation which is permeated by a curricular organization that privileges the experience in the university and also with the different communities of the field. Therefore, the research presented here is of a qualitative character, in which the methodological path traced was based on two available versions of the Pedagogical Project of the Course (2013 and 2016). In this way, the Discursive Textual Analysis was used to organize and analyze the data, in which it was possible to indicate that the course needs to articulate the field of Natural Sciences field education, since the course has an interdisciplinary and problematizing character of the realities of the field. |
Palabras clave : | Educação do Campo Currículo Ciências da Natureza Field Education Curriculum Science of Nature |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citación : | CONCEIÇÃO, Zaira Severo. Organização curricular - os (des)caminhos das Ciências da Natureza em um curso de Educação do Campo. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4036 |
Fecha de publicación : | 12-nov-2018 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Educação do Campo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Zaira Severo.pdf | ZAIRA SEVERO CONCEIÇÃO 2018 | 769.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.