???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4036
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Machado, Aniara Ribeiro-
dc.creatorConceição, Zaira Severo-
dc.date.accessioned2019-06-12T17:53:03Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2019-06-12T17:53:03Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Zaira Severo. Organização curricular - os (des)caminhos das Ciências da Natureza em um curso de Educação do Campo. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4036-
dc.description.abstractThis article results from discussions that emerged from the need to understand and problematize the curriculum of the Field Education course - Licenciatura of the Federal University of Pampa (Dom Pedrito). This course works in the period of alternation which is permeated by a curricular organization that privileges the experience in the university and also with the different communities of the field. Therefore, the research presented here is of a qualitative character, in which the methodological path traced was based on two available versions of the Pedagogical Project of the Course (2013 and 2016). In this way, the Discursive Textual Analysis was used to organize and analyze the data, in which it was possible to indicate that the course needs to articulate the field of Natural Sciences field education, since the course has an interdisciplinary and problematizing character of the realities of the field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectScience of Naturept_BR
dc.titleOrganização curricular - os (des)caminhos das Ciências da Natureza em um curso de Educação do Campopt_BR
dc.title.alternativeCurricular organization by knowledge area - the ways of Natural Sciences in a course Education of the Licensee Fieldpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Aniara Ribeiro-
dc.contributor.referee2Dias, Franciele Franco-
dc.contributor.referee3Sutério, Graciela Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente artigo resulta de discussões que emergiram da necessidade de entender e problematizar o currículo do curso de Educação do Campo – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Dom Pedrito). O referido curso funciona no período de alternância o qual é permeado por uma organização curricular que privilegia a vivência na universidade e, também, com as diferentes comunidades do campo. Para tanto, a pesquisa aqui apresentada é de caráter qualitativo, em que o caminho metodológico traçado teve como base duas versões disponíveis do Projeto Pedagógico do Curso (2013 e 2016). Desta forma, para organização e análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva, em que foi possível sinalizar que o curso necessita articular a área das Ciências da Natureza a Educação do Campo, visto que o curso possui caráter interdisciplinar e problematizador das realidades do campo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Educação do Campo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Zaira Severo.pdfZAIRA SEVERO CONCEIÇÃO 2018769.34 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???