Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3673
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Colégio Imaculada Conceição: que mulheres formaste? a constituição do feminino e a formação de preconceitos a partir de uma análise de gênero |
Autor(es): | Tardiz, Lisiane dos Santos |
Primeiro Orientador: | Machado, Juliana Brandão |
1° Membro da banca: | Silva Junior, Bento Selau da |
2° Membro da banca: | Aranda, Silvana Maria |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a educação ofertada às mulheres (alunas) do Colégio Imaculada Conceição e suas manifestações atualmente como constituição do feminino. O gênero é o conceito central dessa pesquisa, e é compreendido como constituição social dentro de um contexto histórico. A metodologia usada para a elaboração do estudo foi a pesquisa documental dos registros existentes sobre o Colégio Imaculada Conceição e a entrevista com uma ex-aluna do colégio, em uma abordagem qualitativa. A partir daí, foram observadas as relações de poder relacionadas ao gênero que se estabelecem na sociedade e as manifestações de princípios de uma educação feminina do início do século XX, atualmente. Concluo discutindo os preconceitos e discriminações sofridos pela mulher que tiveram origem a partir desse tipo de ensino. |
Abstract: | El presente trabajo tiene por objetivo analisar la educación ofertada a las mujeres (alumnas) del Colegio Inmaculada Conceição y sus manifestaciones actualmente como constitución del femenino. El género es el concepto céntrico de esa investigación, y es comprendido como constitución social dentro de un contexto histórico. La metodología usada para la elaboración del estúdio fue la investigación documental de los registros existentes sobre el Colegio Inmaculada Conceição y la entrevista con una ex-alumna del colegio, em um abordaje cualitativo. A partir de ahí, fueron observadas las relaciones de poder relacionadas al género que se establecen em la sociedad y las manifestaciones de principios de una educación feminina del inicio del siglo XX, actualmente. Concluyo discutiendo los prejuicios y discriminaciones sufridos por la mujer que tuvieron origen a partir de ese tipo de enseñanza. |
Palavras-chave: | Colégio Imaculada Conceição Educação Feminina Colegio Inmaculada Concepción Educación Femenina |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | TARDIZ, Lisiane dos Santos. Colégio Imaculada Conceição: que mulheres formaste? a constituição do feminino e a formação de preconceitos a partir de uma análise de gênero. 26p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3673 |
Data do documento: | 26-Jan-2015 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LisianedosSantosTardiz2014.pdf | Lisiane dos Santos Tardiz 2014 | 970.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.