Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3655
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise e reflexões: o Programa Mais Educação numa escola municipal de ensino fundamental de Jaguarão - RS
Autor(es): Vergara, Mara Regina Centeno S.
Primeiro Orientador: Schumacher, Jane
1° Membro da banca: Damasceno, Vanessa Doumed
2° Membro da banca: Vieira, Maurício Aires
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o Programa Mais Educação desenvolvido numa Escola Municipal de Ensino Fundamental de Jaguarão mediante visão dos alunos e fontes documentais desde o surgimento neste estabelecimento de ensino, no período de 2012 a 2015. A pesquisa de ordem qualitativa foi realizada através de questionários com perguntas abertas para alunos com idade entre 10 e 17 anos, participantes do projeto. Na fundamentação teórica debatemos os conceitos e as práticas educativas que devem permear a prática, os aspectos legais que configuram o programa no Brasil, bem como o Programa Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Jaguarão - RS. Com os resultados, afirmamos que com este projeto tivemos a oportunidade de conhecer as diferentes visões dos participantes e a real contribuição do Programa na vida dos educandos. Portanto, concluímos que o Programa é de extrema importância para os alunos, pois cria oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo analizar el Programa de Educación Más desarrolló una Escuela Primaria Municipal de Jaguarão por la visión de los estudiantes y las fuentes documentales de la subida de esta institución educativa, a partir de 2012 a 2015. La investigación cualitativa fue llevado a cabo a través de cuestionarios con preguntas abiertas a los estudiantes de 10 y 17 años, los participantes del proyecto. En base teórica discutir los conceptos y prácticas educativas que deben impregnar la práctica, los aspectos legales que conforman el programa en Brasil, y el Más Programa de Educación en la Escuela Primaria Municipal de Jaguarão - RS. Con los resultados, reclamación que con este proyecto teníamos la oportunidad de conocer los diferentes puntos de vista de los participantes y la contribución real de la vida de los estudiantes. Por lo tanto, Llegamos a la conclusión que el programa es muy importante para los estudiantes, ya que crea oportunidades educativas en beneficio de la mejora de la calidad de la educación.
Palavras-chave: Programa Mais Educação
Educação Integral
Alunos
Programa de Educación más
La educación integral
Estudiantes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: VERGARA, Mara Regina Centeno S. Análise e reflexões: o Programa Mais Educação numa escola municipal de ensino fundamental de Jaguarão - RS. 19p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3655
Data do documento: 5-Dez-2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaraReginaCentenoSVergara2015.pdfMara Regina Centeno S.Vergara 2015378.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.