Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3651
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Algumas considerações sobre o processo de alfabetização de crianças cegas
Autor(es): Rosa, Louise Nunes da
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Bento Selau da
1° Membro da banca: Pozzebon, Maria Catharina
2° Membro da banca: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o processo de alfabetização de crianças cegas, identificando as estratégias pedagógicas necessárias para esta prática. Para atingir os resultados desta pesquisa bibliográfica, foram utilizados os procedimentos metodológicos seguidos por Lima e Mioto (2007). A alfabetização é um processo muito importante para a formação de uma criança, seja vidente ou cega, e o que determina o sucesso deste processo são as estratégias utilizadas pelos pedagogos. Alfabetizar crianças cegas não difere muito de alfabetizar crianças videntes, mas é preciso adaptar o processo para suprir as limitações decorrentes da falta de visão. Faz-se necessário que os alfabetizadores tenham o devido conhecimento teórico para melhor prover sua prática, o que oportunizará aos cegos a possibilidade de independência e autonomia, elevando sua auto-estima e, principalmente, a conquista de espaços sociais por sua via competência acadêmica.
Abstract: Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre el proceso de alfabetización de niños ciegos, identificando las estrategias pedagógicas necesarias para esta práctica. Para alcanzar los resultados de esta investigación bibliográfica, se utilizaron los procedimientos metodológicos seguidos por Lima y Mioto (2007). La alfabetización es un proceso muy importante para la formación de un niño, sea vidente o ciega, y lo que determina el éxito de este proceso son las estrategias utilizadas por los pedagogos. Alfabetizar niños ciegos no difiere mucho de alfabetizar a los niños videntes, pero hay que adaptar el proceso para suplir las limitaciones derivadas de la falta de visión. Se hace necesario que los alfabetizadores tengan el debido conocimiento teórico para mejor proveer su práctica, lo que oportunizará a los ciegos la posibilidad de independencia y autonomía, elevando su autoestima y, principalmente, la conquista de espacios sociales por su vía competencia académica.
Palavras-chave: Alfabetização
Crianças cegas
Alfabetización
Niños ciegos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: ROSA, Louise Nunes da. Algumas considerações sobre o processo de alfabetização de crianças cegas. 15p. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3651
Data do documento: 21-Dez-2010
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LouiseNunesdaRosa2010.pdfLouise Nunes da Rosa 2010258.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.