Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3624
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | As interfaces dos direitos humanos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Autor(es): | Pinto, Carmem Lúcia Barbosa Aguiar |
Primeiro Orientador: | Ourique, Maiane Liana Hatschbach |
1° Membro da banca: | Rolt, Clóvis da |
2° Membro da banca: | Cunha, Vagner Silva da |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade apresentar algumas especificidades relacionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), relatando a experiência com uma classe de alfabetização. O principal objetivo deste trabalho é o de enfocar os processos de inclusão social proporcionados na EJA como direito do cidadão que por diversos motivos, procurou esta modalidade de ensino. Também pretende tratar dos direitos humanos fundamentais negados e a exclusão histórica do público da EJA gerada pela socialmente, a partir de um estudo teórico e calçado nas bases legais, como a Lei de Diretrizes e Bases e a Constituição Federal. A modalidade da EJA define-se justamente por essas características e necessidades dos estudantes. É importante reconhecer a educação como um bem comum a todos, independente de sua classe social ou diferenças. Todos têm direito à educação e é preciso lutar para tornar a EJA uma prática realmente inclusiva. |
Resumen : | Este artículo tiene como objetivo presentar algunas características específicas relacionadas con jóvenes y adultos (EJA), relatando la experiencia con una clase de alfabetización. El objetivo principal de este trabajo es centrarse en los procesos de inclusión social en educación como un derecho del ciudadano de la juventud y adultos que por diversas razones, esta modalidad de enseñanza. También busca abordar los derechos humanos fundamentales negados y la histórica exclusión del público de la EJA generado por la escuela, de un estudio teórico y de calzado en los fundamentos jurídicos, como la ley de directrices y Bases y la Constitución Federal. Modo de EJA se define precisamente por estas características y necesidades de los estudiantes. Es importante reconocer la educación como un bien común a todos, independientemente de su social o las diferencias de clase. Toda persona tiene derecho a la educación y tienes que luchar para hacer la EJA una práctica realmente inclusive. |
Palabras clave : | Educação de Jovens e Adultos Inclusão Direito Cidadania Educación de Jóvenes y Adultos Inclusión Ley Ciudadanía |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição |
Citación : | PINTO, Carmem Lúcia Barbosa Aguiar. As interfaces dos direitos humanos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 17p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3624 |
Fecha de publicación : | 15-dic-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Direitos Humanos e Cidadania |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CarmemLúciaBarbosaAguiarPinto2015.pdf | Carmem Lúcia Barbosa Aguiar Pinto 2015 | 206.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.