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Tipo: Relatório Técnico
Título: Avaliação institucional participativa na gestão regional da educação básica : o SEAP/RS na 35ª CRE.
Autor(es): Costa, Angela Regina Pires
Primeiro Orientador: Luce, Maria Beatriz
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo qualificar e democratizar a gestão no âmbito da 35ª Coordenadoria Regional de Educação (35ª CRE) do Estado do Rio Grande do Sul, com base em uma avaliação institucional participativa. Esta ação insere-se no âmbito do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP/RS), que visa o aperfeiçoamento das instituições e das políticas educacionais da Rede Estadual de Ensino, estimulando a comunidade escolar à produção de diagnósticos e alternativas para o desenvolvimento da educação pública com qualidade social. O diagnóstico gerado pelas escolas estaduais e pelo corpo técnico da 35ª CRE, de outubro a dezembro de 2012, subsidiou um Projeto de Intervenção com o propósito precípuo de qualificar o corpo técnico da 35ª CRE para que pudesse superar as dificuldades apresentadas no diagnóstico inicial; e, assim, promover a melhoria das condições de gestão administrativa e pedagógica do órgão, qualificando o assessoramento e o monitoramento do conjunto das unidades escolares. A realização deste Projeto de Intervenção/Plano de Ação aconteceu através de diversas ações de formação continuada, inclusive um curso de extensão desenvolvido de forma presencial e a distância, utilizando a Plataforma Moodle, em cooperação com o Campus São Borja da UNIPAMPA. Os resultados obtidos foram objeto de registro e de análises quantitativas e qualitativas, por meio das quais constatou-se uma melhora na gestão, em especial no planejamento participativo e nas rotinas de trabalho, além do conhecimento adquirido tanto pelos participantes como pela pesquisadora. Todavia, dentre as principais dificuldades notadas estavam reunir o corpo técnico da CRE para participar dos encontros de formação devido à grande demanda de trabalho e viagens, dificuldade em utilizar as ferramentas tecnológicas e a falta de motivação inicial em participar da formação. De outra parte, destaca-se que esta pesquisa-ação repercutiu mais amplamente na Rede Estadual de Ensino da 35ª CRE, no sentido almejado, o da qualificação da Educação Básica, via um largo debate e planejamento participativo. Ademais, por sua natureza, este Projeto ilustrou de modo incipiente, mas efetivo a relevância da articulação entre a Universidade e as instituições de Educação Básica, assim como a integração das funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Avaliação institucional
Educação básica
Planejamento participativo
Gestão democrática
Democratização
Educação
Editor: Universidade Federal do Pampa
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/350
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

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