???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3355
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Educação patrimonial através de atividades lúdicas no município de Arroio Grande/RS. |
Autor(es): | Cardozo, Danúbia da Silva |
Primeiro Orientador: | Farinha, Alessandra Buriol |
1° Membro da banca: | Silva, Alice Leoti |
2° Membro da banca: | Fischer, Vanessa Eliza |
Resumo: | O presente trabalho visa propor a Educação Patrimonial no município de Arroio Grande, RS, um lugar que possui distintos patrimônios entre históricos, culturais e naturais possibilitando que as crianças tenham noções de como reconhecer, preservar, valorizar os bens de seu município. O projeto desenvolve uma proposta de educação patrimonial em escolas municipais com alunos do 5°ano, despertando curiosidades sobre a história, procurando uma forma de expandir o conteúdo sobre os patrimônios em bibliotecas e acervos municipais. Neste trabalho realizou-se pesquisa bibliográfica abordando o assunto e pesquisa de campo, durante a prática profissional na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Neir Horner da Rosa dando ênfase à elaboração do trabalho sobre Educação Patrimonial no ensino fundamental utilizando atividades lúdicas para que as crianças aprendam, memorizem e conheçam seus patrimônios locais através das atividades educacionais. No referencial teórico foram utilizados autores como Horta (1999), Gil (2011) Morosin (2013), Crosara (2011), Soares (2007), Klamt (2007), Barros (2008), Brito (2017) e Pinheiro (2017) os quais descrevem sobre patrimônio e educação patrimonial. Espera-se com o projeto desenvolver a educação patrimonial de forma lúdica, além de incentivar os professores a trabalhar com o tema em suas disciplinas (história, artes, português, matemática). Além disso, fazer exposições dos trabalhos para valorizar a expressão dos alunos nas escolas. |
Abstract: | El presente trabajo pretende proponer la Educación Patrimonial en el municipio de Arroyo Grande, RS, un lugar que posee distintos patrimonios entre históricos, culturales y naturales posibilitando que los niños tengan nociones de cómo reconocer, preservar, valorizar los bienes de su municipio. El proyecto desarrolla una propuesta de educación patrimonial en escuelas municipales con alumnos del 5 ° año, despertando curiosidades sobre la historia, buscando una forma de expandir el contenido sobre los patrimonios en bibliotecas y acervos municipales. Y para enfatizar utilizó metodología de la investigación bibliográfica abordando el asunto e investigación de campo durante la práctica profesional en la escuela municipal de enseñanza fundamental. Profesora Neir Horner da Rosa dando énfasis a la elaboración del trabajo sobre Educación Patrimonial en la enseñanza fundamental utilizando actividades lúdicas para que los niños aprendan, memoricen y conozcan sus patrimonios a través de las actividades educativas. En el referencial teórico fueron utilizados autores como Horta (1999), Gil (2011) Morosin (2013), Crosara (2011), Soares (2007), Klamt (2007), Barros (2008), Brito (2017) y Pinheiro (2017) los cuales describen sobre patrimonio y educación patrimonial. Se espera con el proyecto desarrollar la educación patrimonial de forma lúdica, además de incentivar a los profesores a trabajar con el tema en sus disciplinas (historia, artes, portugués, matemáticas). Además, hacer exposiciones de los trabajos para valorar la expresión de los alumnos en las escuelas. |
metadata.dc.subject: | Educação turística Educação patrimonial Patrimônio Arroio Grande (RS) Educación turística Educación patrimonial Patrimonio Arroyo Grande (RS) |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
metadata.dc.identifier.citation: | CARDOZO, Danúbia da Silva. Educação patrimonial através de atividades lúdicas no município de Arroio Grande/RS. 58p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3355 |
metadata.dc.date.issued: | 4-Dec-2017 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Tecnologia em Gestão do Turismo |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
DanubiadaSilvaCardozo2017.pdf | Danúbia da Silva Cardozo 2017 | 1.44 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???