???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3355
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Farinha, Alessandra Buriol-
dc.creatorCardozo, Danúbia da Silva-
dc.date.accessioned2018-09-24T12:49:35Z-
dc.date.available2017-12-13-
dc.date.available2018-09-24T12:49:35Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.citationCARDOZO, Danúbia da Silva. Educação patrimonial através de atividades lúdicas no município de Arroio Grande/RS. 58p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3355-
dc.description.abstractEl presente trabajo pretende proponer la Educación Patrimonial en el municipio de Arroyo Grande, RS, un lugar que posee distintos patrimonios entre históricos, culturales y naturales posibilitando que los niños tengan nociones de cómo reconocer, preservar, valorizar los bienes de su municipio. El proyecto desarrolla una propuesta de educación patrimonial en escuelas municipales con alumnos del 5 ° año, despertando curiosidades sobre la historia, buscando una forma de expandir el contenido sobre los patrimonios en bibliotecas y acervos municipales. Y para enfatizar utilizó metodología de la investigación bibliográfica abordando el asunto e investigación de campo durante la práctica profesional en la escuela municipal de enseñanza fundamental. Profesora Neir Horner da Rosa dando énfasis a la elaboración del trabajo sobre Educación Patrimonial en la enseñanza fundamental utilizando actividades lúdicas para que los niños aprendan, memoricen y conozcan sus patrimonios a través de las actividades educativas. En el referencial teórico fueron utilizados autores como Horta (1999), Gil (2011) Morosin (2013), Crosara (2011), Soares (2007), Klamt (2007), Barros (2008), Brito (2017) y Pinheiro (2017) los cuales describen sobre patrimonio y educación patrimonial. Se espera con el proyecto desarrollar la educación patrimonial de forma lúdica, además de incentivar a los profesores a trabajar con el tema en sus disciplinas (historia, artes, portugués, matemáticas). Además, hacer exposiciones de los trabajos para valorar la expresión de los alumnos en las escuelas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação turísticapt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectArroio Grande (RS)pt_BR
dc.subjectEducación turísticapt_BR
dc.subjectEducación patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimoniopt_BR
dc.subjectArroyo Grande (RS)pt_BR
dc.titleEducação patrimonial através de atividades lúdicas no município de Arroio Grande/RS.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alice Leoti-
dc.contributor.referee2Fischer, Vanessa Eliza-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa propor a Educação Patrimonial no município de Arroio Grande, RS, um lugar que possui distintos patrimônios entre históricos, culturais e naturais possibilitando que as crianças tenham noções de como reconhecer, preservar, valorizar os bens de seu município. O projeto desenvolve uma proposta de educação patrimonial em escolas municipais com alunos do 5°ano, despertando curiosidades sobre a história, procurando uma forma de expandir o conteúdo sobre os patrimônios em bibliotecas e acervos municipais. Neste trabalho realizou-se pesquisa bibliográfica abordando o assunto e pesquisa de campo, durante a prática profissional na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Neir Horner da Rosa dando ênfase à elaboração do trabalho sobre Educação Patrimonial no ensino fundamental utilizando atividades lúdicas para que as crianças aprendam, memorizem e conheçam seus patrimônios locais através das atividades educacionais. No referencial teórico foram utilizados autores como Horta (1999), Gil (2011) Morosin (2013), Crosara (2011), Soares (2007), Klamt (2007), Barros (2008), Brito (2017) e Pinheiro (2017) os quais descrevem sobre patrimônio e educação patrimonial. Espera-se com o projeto desenvolver a educação patrimonial de forma lúdica, além de incentivar os professores a trabalhar com o tema em suas disciplinas (história, artes, português, matemática). Além disso, fazer exposições dos trabalhos para valorizar a expressão dos alunos nas escolas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DanubiadaSilvaCardozo2017.pdfDanúbia da Silva Cardozo 20171.44 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???