Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2871
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Práticas como alternativa para promover a educação ambiental em uma escola do campo
Autor(es): Macedo, Gilberto Munhoz de
Primeiro Orientador: Pazinato, Maurícius Selvero
1° Membro da banca: Pazinato, Maurícius Selvero
2° Membro da banca: Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
4° Membro da banca: Deble, Leonardo Paz
Resumo: A presente pesquisa desenvolveu ações na área de Educação Ambiental a fim de contribuir com a estrutura física de uma Escola do Campo e com as percepções de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente. A partir da construção de um sistema de captação e armazenamento da água da chuva foram estabelecidas as condições necessárias para o plantio e cultivo de um pomar, horta e jardim, reutilizando pneus inservíveis. Além disso, durante essas práticas foram realizadas instruções sobre a segregação de resíduos sólidos e orgânicos visando o reaproveitamento. Os sujeitos desta pesquisa foram sete alunos matriculados no ano de 2017 na Escola do campo investigada. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada que buscou analisar suas percepções sobre a Educação Ambiental e a transformação do espaço escolar através das ações desenvolvidas. Primeiramente, os dados foram agrupados em cinco dimensões: i) captação da água; ii) pomar; iii) horta e jardim reutilizando pneus; iv) resíduos sólidos; v) estrutura da escola, esses dados foram avaliadas por meio das seguintes categorias: naturalista, antropocêntrica e globalizante. Os resultados indicaram a predominância de uma visão antropocêntrica dos participantes da pesquisa em relação ao meio ambiente, o que ressalta a necessidade de investir em atividades, no ambiente escolar, voltadas ao desenvolvimento de um pensamento mais amplo que promova o desenvolvimento de ações sustentáveis.
Resumen : The present survey developed actions in the area of Environmental Education in order to contribute with the physical structure of a School of the Field and with the perceptions of elementary students about the environment. From the construction of a system of capture and storage of rainwater were established the necessary conditions for the planting and cultivation of an orchard, garden and garden, reusing waste tires. In addition, during these instructions were given on the segregation of solid and organic waste for reuse. The subjects of this research were seven students enrolled in the year 2017 at the School of the field investigated. The data were collected through a semistructured interview that sought to analyze their perceptions about Environmental Education and the transformation of the school space through pedagogical actions developed. First, the data were grouped into five criteria’s: i) water abstraction; (ii) orchard; iii) garden and garden reusing tires; (iv) solid waste; v) school structure, these data were evaluated in the following categories: naturalistic, anthropocentric and globalizing. The results indicated the predominance of an anthropocentric view of the research participants regarding the environment, which highlights the need to invest in activities, in the school environment, aimed at developing a broader thinking that promotes the development of sustainable actions.
Palabras clave : Meio ambiente
Percepções
Ambiente escolar
Sustentabilidade
Environment
Perceptions
School environment
Sustainability
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Curso: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citación : MACEDO, Gilberto Munhoz de. Práticas como alternativa para promover a educação ambiental em uma escola do campo. 2017. 63 f. Monografia (especialização) – Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza , Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2871
Fecha de publicación : 14-dic-2017
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gilberto Munhoz Macedo.pdfGilberto Munhoz Macedo 20171.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.