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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pazinato, Maurícius Selvero-
dc.creatorMacedo, Gilberto Munhoz de-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:04:04Z-
dc.date.available2018-01-15-
dc.date.available2018-05-10T14:04:04Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationMACEDO, Gilberto Munhoz de. Práticas como alternativa para promover a educação ambiental em uma escola do campo. 2017. 63 f. Monografia (especialização) – Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza , Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2871-
dc.description.abstractThe present survey developed actions in the area of Environmental Education in order to contribute with the physical structure of a School of the Field and with the perceptions of elementary students about the environment. From the construction of a system of capture and storage of rainwater were established the necessary conditions for the planting and cultivation of an orchard, garden and garden, reusing waste tires. In addition, during these instructions were given on the segregation of solid and organic waste for reuse. The subjects of this research were seven students enrolled in the year 2017 at the School of the field investigated. The data were collected through a semistructured interview that sought to analyze their perceptions about Environmental Education and the transformation of the school space through pedagogical actions developed. First, the data were grouped into five criteria’s: i) water abstraction; (ii) orchard; iii) garden and garden reusing tires; (iv) solid waste; v) school structure, these data were evaluated in the following categories: naturalistic, anthropocentric and globalizing. The results indicated the predominance of an anthropocentric view of the research participants regarding the environment, which highlights the need to invest in activities, in the school environment, aimed at developing a broader thinking that promotes the development of sustainable actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPercepçõespt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectPerceptionspt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titlePráticas como alternativa para promover a educação ambiental em uma escola do campopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Pazinato, Maurícius Selvero-
dc.contributor.referee2Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de-
dc.contributor.referee4Deble, Leonardo Paz-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 edpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolveu ações na área de Educação Ambiental a fim de contribuir com a estrutura física de uma Escola do Campo e com as percepções de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente. A partir da construção de um sistema de captação e armazenamento da água da chuva foram estabelecidas as condições necessárias para o plantio e cultivo de um pomar, horta e jardim, reutilizando pneus inservíveis. Além disso, durante essas práticas foram realizadas instruções sobre a segregação de resíduos sólidos e orgânicos visando o reaproveitamento. Os sujeitos desta pesquisa foram sete alunos matriculados no ano de 2017 na Escola do campo investigada. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada que buscou analisar suas percepções sobre a Educação Ambiental e a transformação do espaço escolar através das ações desenvolvidas. Primeiramente, os dados foram agrupados em cinco dimensões: i) captação da água; ii) pomar; iii) horta e jardim reutilizando pneus; iv) resíduos sólidos; v) estrutura da escola, esses dados foram avaliadas por meio das seguintes categorias: naturalista, antropocêntrica e globalizante. Os resultados indicaram a predominância de uma visão antropocêntrica dos participantes da pesquisa em relação ao meio ambiente, o que ressalta a necessidade de investir em atividades, no ambiente escolar, voltadas ao desenvolvimento de um pensamento mais amplo que promova o desenvolvimento de ações sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

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