Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2815
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O ensino de acordeom no IMBA: uma conversa com a professora Neiva Sittoni Brasil |
Autor(es): | Irênio, Cristiane Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Daenecke, Elaine Martha |
2° Membro da banca: | Huber, Eliana Vaz |
3° Membro da banca: | Silva, Rafael Rodrigues da |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema principal o ensino de acordeom no IMBA. Teve como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas no período da década de 1980 à década de 2000 no curso de acordeom no Instituto de Belas Artes – IMBA, de Bagé/RS. Como objetivos específicos, buscou conhecer, através de entrevista, a concepção curricular do ensino de acordeom do IMBA e identificar as concepções didáticas da professora Neiva Sittoni Brasil em relação ao ensino de acordeom no IMBA. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, tendo a entrevista como método de coleta de dados. As categorias de análise surgiram dos próprios dados em diálogo com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam para concepções pedagógicas e didáticas, tanto da professora quanto da estrutura do IMBA, semelhantes às concepções de outras pesquisas desenvolvidas a partir do ensino de instrumentos musicais em conservatórios brasileiros: foco na música erudita e na técnica do instrumento musical, aulas individuais, programas a serem seguidos, nivelamento dos alunos através de provas semestrais e avanço de nível mediante cumprimento de programa e prova. Além disso, a conversa com a professora Neiva possibilitou compreender aspectos de sua formação e de seu trabalho à frente do ensino de acordeom no IMBA durante 30 anos. |
Resumen : | The main theme of this conclusion work is on teaching of accordion in IMBA. The general objective is to understand the developed pedagogical practices from the 1980s to the 2000s in the accordion course at IMBA, in Bagé/RS.As a specific objective, it sought to know, through an interview, the curricular conception of the IMBA accordion teaching and to identify the didactic conceptions of teacher Neiva Sittoni Brasil in relation to the teaching of accordion in IMBA. The research was developed from a qualitative approach, with the interview as a method of data collection. The categories of analysis emerged from the data themselves in dialogue with the research objectives. The results point to pedagogical and didactic conceptions, both of the teacher and the structure of IMBA, similar to the conceptions of other researches developed from the teaching of musical instruments in Brazilian conservatories: focus on classical music and the technique of the musical instrument, programs to be followed, leveling of students through semester tests and level advancement through program compliance and testing. In addition, the conversation with Professor Neiva made it possible to understand aspects of her training and her work in front of the teaching of accordion at IMBA for 30 years. |
Palabras clave : | Música Ensino de acordeom IMBA Conservatório de música Bagé |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | IRÊNIO, Cristiane Gonçalves. O ensino de acordeom no IMBA: uma conversa com a professora Neiva Sittoni Brasil. 66 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2815 |
Fecha de publicación : | 8-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cristiane Irênio 2017.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.