Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2814
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aprendendo música coletivamente: reflexões sobre uma proposta metodológica para a iniciação musical através do violão em conjunto |
Autor(es): | Duarte, Marcos Machado |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Lúcia Helena Pereira |
2° Membro da banca: | Angelo, Bruno Milheira |
3° Membro da banca: | Leite, Matheus de Carvalho |
Resumo: | Este trabalho surge de minhas reflexões sobre a construção de uma proposta metodológica de ensino de violão coletivo. Esta foi construída ao longo de minha docência no Instituto Artístico Carlos Gomes, em Dom Pedrito/RS, onde ministro aulas coletivas de violão, paralela à graduação no Curso de Música – Licenciatura, da UNIPAMPA, campus Bagé, onde tive o primeiro contato com grupos exclusivamente de violões. O estudo teve, como objetivo geral, colaborar com o campo do ensino coletivo de violão, apresentando uma análise descritivo-reflexiva da Proposta Metodológica em questão, e, por objetivo específico, o propósito de elaborar e organizar uma Proposta Metodológica para o ensino concomitante da leitura musical tradicional e do violão em grupo. A pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa e optei pela escrita de um memorial a partir do qual procuro descrever e refletir sobre minhas escolhas metodológicas na elaboração da Proposta. |
Abstract: | This paper comes up from my reflections on building a methodological proposal of collective guitar teaching, which has been developed during my music classes at the Instituto Artístico Carlos Gomes, de Dom Pedrito/RS, where I make use of collective guitar teaching, together with my undergraduate in Music Education at UNIPAMPA, campus Bagé, where I had a first contact with guitar ensembles. The study has, as a general aim, the purpose of elaborating and organizing a Methodological Proposal of associated teaching of music reading and guitar ensemble, featuring a descriptive- reflexive analysis of that Methodological Proposal. The research has a qualitative approach, and I chose to write a memorial from which I try to describe and reflect on my methodological alternatives in building this Proposal. |
Palavras-chave: | Música Ensino coletivo de violão Violão Ensino Iniciação musical ao violão Iniciação musical ao violão e à leitura musical Leitura musical Proposta metodológica UNIPAMPA Dom Pedrito Instituto Artístico Carlos Gomes |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | DUARTE, Marcos Machado. Aprendendo música coletivamente: reflexões sobre uma proposta metodológica para a iniciação musical através do violão em conjunto. 81 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2814 |
Data do documento: | 7-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARCOS MACHADO DUARTE.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.