Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2814
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aprendendo música coletivamente: reflexões sobre uma proposta metodológica para a iniciação musical através do violão em conjunto
Autor(es): Duarte, Marcos Machado
Primeiro Orientador: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
2° Membro da banca: Angelo, Bruno Milheira
3° Membro da banca: Leite, Matheus de Carvalho
Resumo: Este trabalho surge de minhas reflexões sobre a construção de uma proposta metodológica de ensino de violão coletivo. Esta foi construída ao longo de minha docência no Instituto Artístico Carlos Gomes, em Dom Pedrito/RS, onde ministro aulas coletivas de violão, paralela à graduação no Curso de Música – Licenciatura, da UNIPAMPA, campus Bagé, onde tive o primeiro contato com grupos exclusivamente de violões. O estudo teve, como objetivo geral, colaborar com o campo do ensino coletivo de violão, apresentando uma análise descritivo-reflexiva da Proposta Metodológica em questão, e, por objetivo específico, o propósito de elaborar e organizar uma Proposta Metodológica para o ensino concomitante da leitura musical tradicional e do violão em grupo. A pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa e optei pela escrita de um memorial a partir do qual procuro descrever e refletir sobre minhas escolhas metodológicas na elaboração da Proposta.
Resumen : This paper comes up from my reflections on building a methodological proposal of collective guitar teaching, which has been developed during my music classes at the Instituto Artístico Carlos Gomes, de Dom Pedrito/RS, where I make use of collective guitar teaching, together with my undergraduate in Music Education at UNIPAMPA, campus Bagé, where I had a first contact with guitar ensembles. The study has, as a general aim, the purpose of elaborating and organizing a Methodological Proposal of associated teaching of music reading and guitar ensemble, featuring a descriptive- reflexive analysis of that Methodological Proposal. The research has a qualitative approach, and I chose to write a memorial from which I try to describe and reflect on my methodological alternatives in building this Proposal.
Palabras clave : Música
Ensino coletivo de violão
Violão
Ensino
Iniciação musical ao violão
Iniciação musical ao violão e à leitura musical
Leitura musical
Proposta metodológica
UNIPAMPA
Dom Pedrito
Instituto Artístico Carlos Gomes
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : DUARTE, Marcos Machado. Aprendendo música coletivamente: reflexões sobre uma proposta metodológica para a iniciação musical através do violão em conjunto. 81 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2814
Fecha de publicación : 7-dic-2017
Aparece en las colecciones: Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARCOS MACHADO DUARTE.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.