Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2638
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Inclusão no ensino superior: as principais barreiras e apoios encontrados pelos alunos inclusos na Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé |
Autor(es): | Silva, Cláudia Alves da |
Primeiro Orientador: | Martins, Claudete da Silva Lima |
1° Membro da banca: | Martins, Claudete da Silva Lima |
2° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
3° Membro da banca: | Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa |
Resumo: | A partir da crescente democratização do ensino, em especial dos estudantes com deficiência, o presente trabalho busca mostrar a realidade da educação inclusiva no ensino superior, especificamente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus Bagé/RS. O objetivo do trabalho é investigar quais são as principais barreiras e apoios encontrados pelos alunos com deficiência no ensino superior. O projeto fará uma breve retomada em documentos oficiais nacionais estabelecendo um parâmetro de suas reais aplicabilidades sob o ponto de vista do discente incluso. Será feita uma pesquisa qualitativa, tendo por sujeitos os alunos com deficiência matriculados nos cursos oferecidos pelo campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, afim, de evidenciar a real necessidade dos alunos e suas perspectivas em relação à permanência na UNIPAMPA campus Bagé. Conclui-se que os alunos com deficiência encontram algumas barreiras arquitetônicas que não impedem a permanência na universidade e o progresso na vida acadêmica onde podem concluir seus estudos e ainda dar continuidade com cursos de qualificação superior. |
Resumen : | From the growing democratization of education, particularly for students with disabilities, this paper seeks to show the reality of inclusive education in higher education, specifically the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) campus Bagé / RS. The objective is to investigate what are the main barriers faced by students with disabilities in higher education. The project will make a brief resumption in domestic official documents establishing a parameter of their actual applicability from the point of view of the enclosed student . A qualitative research will be done , with the subject students with disabilities enrolled in courses offered by Bage campus of the Federal University of Pampa , in order , to show the real needs of students and their perspectives. It was concluded that students with disabilities are some architectural barriers that do not prevent the permanence in the university and the progress in academic life where they can complete their studies and also to continue with superior training courses. |
Palabras clave : | Letras Inclusão Ensino superior Barreiras Ensino |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | SILVA, Cláudia Alves da. Inclusão no ensino superior: as principais barreiras e apoios encontrados pelos alunos inclusos na Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé. 39 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2638 |
Fecha de publicación : | 15-jul-2015 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Claudia Silva 2015.pdf | 725.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.