Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2594
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A compreensão de textos no livro didático de língua portuguesa |
Autor(es): | Epp, Maria Isabel França |
Primeiro Orientador: | Simioni, Taíse |
Resumo: | O livro didático de Língua Portuguesa (LDP) é um instrumento de ensino muito utilizado pelos professores em sala de aula, auxiliando-os nas questões de leitura e compreensão de textos. Por este motivo escolhemos este material para análise. Através deste trabalho foram analisados dois LDP de 9º ano, em que efetuamos uma pesquisa quantitativa; foram coletados dados do livro como um todo. Para esta análise foi utilizado o teórico Luiz Antônio Marcuschi (2008). Notamos que os LDP estão em constante evolução, ou seja, através do resultado da pesquisa observamos que as questões de compreensão de textos solicitam mais envolvimento do aluno para desenvolver a resposta da questão. Os dois LDP analisados são bem diversificados, possuem leituras que focam mais nas questões inferenciais do que nas questões objetivas, fazendo com que o aluno produza sentido ao texto e não somente extraia informações. |
Abstract: | The Portuguese Language Textbook (LDP) is a teaching tool widely used by teachers in the classroom, assisting them in the reading and comprehension of texts. For this reason we chose this material for analysis. Through this work were analyzed two LDP of 9th year, in which we performed a quantitative research; data were collected from the book as a whole. For this analysis was used theorist Luiz Antônio Marcuschi (2008). We note that LDPs are in constant evolution, that is, through the research results we observed that the questions of text comprehension require more student involvement to develop the answer of the question. The two LDPs analyzed are well diversified, have readings that focus more on inferential issues than objective questions, making the student make sense of the text and not only extract information. |
Palavras-chave: | Letras Livro didático; Compreensão de textos Produção de sentidos |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | EPP, Maria Isabel França. A compreensão de textos no livro didático de língua portuguesa. 32 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2594 |
Data do documento: | 8-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Epp 2015.pdf | 383.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.