???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2594
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Simioni, Taíse-
dc.creatorEpp, Maria Isabel França-
dc.date.accessioned2018-03-28T18:55:43Z-
dc.date.available2018-03-28-
dc.date.available2018-03-28T18:55:43Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.citationEPP, Maria Isabel França. A compreensão de textos no livro didático de língua portuguesa. 32 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2594-
dc.description.abstractThe Portuguese Language Textbook (LDP) is a teaching tool widely used by teachers in the classroom, assisting them in the reading and comprehension of texts. For this reason we chose this material for analysis. Through this work were analyzed two LDP of 9th year, in which we performed a quantitative research; data were collected from the book as a whole. For this analysis was used theorist Luiz Antônio Marcuschi (2008). We note that LDPs are in constant evolution, that is, through the research results we observed that the questions of text comprehension require more student involvement to develop the answer of the question. The two LDPs analyzed are well diversified, have readings that focus more on inferential issues than objective questions, making the student make sense of the text and not only extract information.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLivro didático;pt_BR
dc.subjectCompreensão de textospt_BR
dc.subjectProdução de sentidospt_BR
dc.titleA compreensão de textos no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO livro didático de Língua Portuguesa (LDP) é um instrumento de ensino muito utilizado pelos professores em sala de aula, auxiliando-os nas questões de leitura e compreensão de textos. Por este motivo escolhemos este material para análise. Através deste trabalho foram analisados dois LDP de 9º ano, em que efetuamos uma pesquisa quantitativa; foram coletados dados do livro como um todo. Para esta análise foi utilizado o teórico Luiz Antônio Marcuschi (2008). Notamos que os LDP estão em constante evolução, ou seja, através do resultado da pesquisa observamos que as questões de compreensão de textos solicitam mais envolvimento do aluno para desenvolver a resposta da questão. Os dois LDP analisados são bem diversificados, possuem leituras que focam mais nas questões inferenciais do que nas questões objetivas, fazendo com que o aluno produza sentido ao texto e não somente extraia informações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Maria Epp 2015.pdf383.53 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???