Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2521
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identidade e atitude underground: o punk rock gaúcho e a resistência à grande mídia comercial
Autor(es): Soares, Leonardo Cassanego
Primeiro Orientador: Beras, Cesar Andre Luiz
1° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
2° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
Resumo: Este trabalho aborda o punk rock como uma atitude underground e sua relação com a grande mídia comercial. Para isso, delimitamos estudar o punk rock gaúcho onde buscamos saber se o mesmo consegue resistir a partir de uma atitude underground diante dessa grande mídia. Dessa forma, postulamos que por um lado sim, pode haver essa resistência através da atitude underground, de uma forma que sustenta-se através de um rede própria e assim tendo autonomia no seu modo de produção e divulgação. Por outro lado temos a questão individual dentro do movimento que se deixa levar pelas facilidades que a grande mídia comercial possa proporcionar, onde acaba indo contra as ideologias do movimento e tem o foco apenas na obtenção pelo lucro financeiro. A partir disso nos embasamos em duas reflexões teóricas: a primeira discute a atitude underground no punk rock e sua capacidade de autonomia de produção e divulgação de seu trabalho e do movimento. Na segunda reflexão teórica vamos tratar de três pontos: a construção de uma identidade através de um estudo aprofundado sobre o indivíduo, a construção de ideologias e a visão do indivíduo pelo lucro financeiro, e por fim, a relação entre o comércio e a grande mídia. Para o estudo, utilizamos o método qualitativo, onde realizamos entrevistas com quinze informantes, do qual selecionamos buscando responder nossas hipóteses. Buscamos nesse sentido, que esse estudo ajude na construção do conhecimento dentro dos temas abordados, de modo em que sirva como base para outros estudos entre atitude underground e sua relação com a grande mídia comercial problema contemporâneo e desafiador.
Abstract: En este trabajo se analiza cómo una actitud rock underground y su relación con la gran punky medios comerciales. Para ello, delimitamos estudio gaucho punk rock donde buscamos saber si puede resistir de una actitud subterráneo que los grandes medios. Por lo tanto, postulamos que, por un lado sí, esta resistencia puede ser a través de la actitud subterráneo, de una manera que se sostiene a través de una red propia y por lo tanto tener autonomía en su modo de producción y difusión. Por otro lado tenemos el tema individual dentro del movimiento que está dirigido por las grandes facilidades que pueden proporcionar los medios comerciales, que termina yendo en contra de las ideologías del movimiento y se ha centrado sólo en conseguir la ganancia financiera. A partir de este embasamos en dos reflexiones teóricas: la primera analiza la actitud punk rock underground y la capacidad de producción autónoma y la difusión de su trabajo y el movimiento. En la segunda reflexión teórica vamos a tratar tres puntos: la construcción de la identidad a través de un estudio detallado de la persona, la construcción de las ideologías y la visión de la persona con fines de lucro, y por último, la relación entre el comercio y medios de comunicación. Para el estudio, se utilizaron métodos cualitativos, en los que llevamos a cabo entrevistas con quince informantes de la que seleccionamos nuestras hipótesis que intentan responder. Buscamos en este sentido, este estudio ayudará en la construcción de conocimiento dentro de los temas que se tratan de modo que sirva de base para nuevos estudios de actitud subterráneo y su relación con el problema contemporáneo y desafiante medios comerciales de gran tamaño.
Palavras-chave: Música
Punk (Música)
Mídia
Comunicação
Comunicación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: SOARES, Leonardo Cassanego. Identidade e atitude underground: o punk rock gaúcho e a resistência à grande mídia comercial. 148p. 2014. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2521
Data do documento: 24-Mar-2014
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO CASSANEGO SOARES (2014).pdf4.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.