Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
Autor(es): Fernandes, Matheus
Primeiro Orientador: Nascimento, Maurício Lavarda do
Resumo: A campanha de crowdfunding para o jogo baseado na animação “A Lenda do Herói” foi uma das maiores arrecadaçãoes da plataforma de financiamento coletivo Catarse, dobrando sua meta original. Buscando compreender os fatores que levaram a tal sucesso, esse trabalho busca analisar o trajeto da campanha pela ótica publicitária. Assim, buscamos compreender as estratégias comunicacionais utilizadas pelos Castro Brother, como também identificar as mídias utilizadas e verificar o impacto que a animação teve na campanha, enquanto procura compreender as motivações que levaram o público a apoiar o jogo. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa de nível exploratório, foram realizados questionário online com o apoiadores da campanha e entrevista com Matheus Castro, um dos responsáveis pelo canal. Como resultados, identificamos que o canal do youtube teve um papel central e fundamental no sucesso da campanha, além disso, a apropriação do canal como meio de comunicação da campanha, fez ela ter um fluxo maior de apoios, como foi visto que cerca de 75% dos apoiadores da campanha, são pessoas que entraram no Catarse somente para apoiar “A Lenda do Herói – o jogo”.
Abstract: The campaign of crowdfunding for the game based on the animation “the Legend of the Hero” was one of the greaters arrecadaçãoes of the platform of collective financing Catarse, folding its original goal. Searching to understand the factors that had led to such success, this work searchs to analyze the passage of the campaign for the optics advertising executive. Thus, we search to understand the comunicacionais strategies used by Castro Brother, as well as to identify the used medias and to verify the impact that the animation had in the campaign, while it looks for to understand the motivations that had taken the public to support the game, similar to understand these motivations better. The research is characterized as qualiquantitative of exploratório level, had been carried through questionnaire online with the apoiadores of the campaign and interview with Matheus Castro, one of the responsible ones for the canal. As results, we identify that the canal of youtube had a central and basic paper in the success of the campaign, moreover, the appropriation of the canal as media of the campaign, made it to have a bigger flow of supports, as it was since about 75% of the apoiadores of the campaign, they are people who had entered in catarse to only support “the Legend of the Hero - the game”.
Palavras-chave: Comunicação
Cibercultura
Youtube (Recurso eletrônico)
Plataforma aberta da Web
Marketing
Publicidade
Financiamento de projetos
Catharsis
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: FERNANDES, Matheus. A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”. 54p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362
Data do documento: 8-Dez-2015
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS FERNANDES.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.