Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2354
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | El impacto del ingreso de alumnos fronterizos en la Unipampa- campus Yaguarón por la visión de los alumnos |
Autor(es): | Bresque, Ana Luisa Peil |
Primeiro Orientador: | Marques, Maria do Socorro de Almeida Farias |
1° Membro da banca: | Boéssio, Cristina Pureza Duarte |
2° Membro da banca: | Domingo, Luciana Contreira |
Resumo: | En este trabajo de finalización de curso de Licenciatura en Letras Portugués- Español, el tema abordado es la relevancia del ingreso de uruguayos fronterizos a la Unipampa Campus Yaguarón mediante el Proceso Selectivo Específico para Uruguayos Fronterizos y el impacto de esta forma de ingreso para esos alumnos. El problema del cual se desprende esta investigación es saber cuál es la visión e de los alumnos sobre el ingreso de fronterizos en la Unipampa, teniendo como objetivo general verificar la importancia de este ingreso en los alumnos uruguayos a partir de la visión de cada uno sobre su curso. La metodología de estudio tuvo como eje una investigación cualitativa y se utilizaron para el análisis de estas encuestas varios autores que conversan sobre cuestiones relacionadas a frontera y a la educación en la frontera, los acuerdos para fronterizos y el acuerdo de Unipampa con la finalidad de reflexionar acerca de los aspectos positivos y negativos de esa integración que comienza a darse desde el momento que se implementa una forma de ingreso como esta. Esta investigación tuvo como resultado la respuesta de que todos los alumnos- algunos con mayor y otros con menor intensidad- poseen algún tipo de dificultad con la lengua portuguesa. |
Abstract: | Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras portuguêsespanhol a temática abordada é a relevância do ingresso de uruguaios fronteiriços na Unipampa Campus Jaguarão através do processo seletivo específico para uruguaios fronteiriços e o impacto dessa forma de ingresso para esses alunos. O problema que norteia esta investigação tem como a finalidade saber qual é a visão dos alunos sobre esta forma de ingresso, tendo como objetivo geral verificar a importância desse ingresso nos uruguaios a partir da visão que cada um tem do seu curso. A metodologia de estudo teve como eixo principal, uma investigação qualitativa e se fez uso de entrevistas e de vários autores para a análise que conversasse sobre questões relacionadas à fronteira, os acordos para fronteiriços e o acordo da Unipampa com a intenção de refletir sore os aspetos positivos e negativos dessa interação que começa a surgir no momento da implementação de uma forma de ingresso que nem esta. Esta investigação teve como resultado a resposta de que todos os alunos –alguns com maior e outros com menor intensidade- possuem algum tipo de dificuldade com a língua portuguesa. |
Palavras-chave: | Uruguayos fronterizos Ingreso Impacto Universidad Federal de Pampa - Unipampa Uruguaios fronteiriços Ingresso Impacto Universidade Federal do Pampa - Unipampa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | spa |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | BRESQUE, Ana Luisa Peil. El impacto del ingreso de alumnos fronterizos en la Unipampa- campus Yaguarón por la visión de los alumnos. 41p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2354 |
Data do documento: | 26-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaLuisaPeilBresque2016.pdf | Ana Luisa Peil Bresque 2016 | 685.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.