Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2315
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Como os bebês exploram o mundo?: A exploração sensorial no contexto da Educação Infantil
Autor(es): Machado, Felsiana Peres
Primeiro Orientador: Pereira, Rachel Freitas
1° Membro da banca: Melgares, Tatiane Mena Silveira
2° Membro da banca: Alves, Simone Silva
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como os bebês exploram o mundo no contexto da Educação Infantil. A partir deste propósito foram analisadas algumas das ações pedagógicas desenvolvidas com os bebês, no período em que realizei o estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia, em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Jaguarão/RS. O relatório final de estágio foi o documento principal de análise. Através desta análise procurei identificar as atividades que demonstravam algumas das formas de exploração sensorial dos bebês. Para isso, utilizei-me dos princípios de uma pesquisa qualitativa, e da análise documental. Neste sentido, constatei que os bebês utilizam suas múltiplas linguagens para explorar o mundo que os cerca, sendo que no berçário o professor precisa se dedicar na realização de um trabalho diferenciado e inovador, pois a creche não é só um lugar de cuidados dos bebês, mas um lugar com profissionais qualificados para fazer um trabalho pedagógico com eles.
Resumen : Este trabajo tiene por objetivo comprender cómo los bebés explotan el mundo en el contexto de la Educación infantil. A partir de este propósito se analizaron algunas de las acciones pedagógicas desarrolladas con los bebés, en el período en que realicé el curso curricular obligatorio del curso de Licenciatura en Pedagogía, en una Escuela Municipal de Educación Infantil de Jaguarão / RS. El informe final de prácticas fue el documento principal de análisis. A través de este análisis procuré identificar las actividades que demostraban algunas de las formas de explotación sensorial de los bebés. Para ello, he utilizado los principios de una investigación cualitativa, y del análisis documental. En este sentido, constaté que los bebés utilizan sus múltiples lenguajes para explorar el mundo que los rodea, siendo que en el cuarto de niños el profesor necesita dedicarse en la realización de un trabajo diferenciado e innovador, pues la guardería no es sólo un lugar de cuidados de los bebés, pero un lugar con profesionales calificados para hacer un trabajo pedagógico con ellos.
Palabras clave : Bebês
Educação infantil
Exploração sensorial
Múltiplas linguagens
Educación infantil
Exploración sensorial
Múltiples lenguajes
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : MACHADO, Felsiana Peres. Como os bebês exploram o mundo? A exploração sensorial no contexto da Educação Infantil. 19p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2315
Fecha de publicación : 30-ene-2017
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FelsianaPeresMachado2017.pdfFelsiana Peres Machado 20171.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.