???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2282
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Implicações comunicacionais em processos educacionais: Freire, Rancière e Deleuze |
Autor(es): | Souza, Bruna de Souza |
Primeiro Orientador: | Feil, Gabriel Sausen |
1° Membro da banca: | Narvaes, Andréa Becker |
2° Membro da banca: | Rocha , Marcelo da Silva |
Resumo: | A presente pesquisa dispõe um exercício de reflexão sobre a comunicação aplicada nos processos educacionais; seu intuito é compreender como ocorre a comunicação em distintas práticas educacionais. Por esse motivo, aborda três referenciais distintos sobre a prática educacional: o primeiro viés aborda a prática libertadora, proposta por Paulo Freire (acredita na construção do conhecimento no coletivo, as dúvidas do aluno precisam ser problematizadas); o segundo viés é formado a partir da prática emancipadora de Jacques Rancière (deseja o reconhecimento da igualdade de inteligências, o aluno pode aprender o que quiser sozinho); e o terceiro referencial mergulha na prática magistral de Gilles Deleuze (estimula o aluno a se relacionar com a solidão de modo a incubar suas dúvidas e originar suas próprias respostas). Após os referenciais, a pesquisa expõe suas análises por meio de heterotopias que caracterizam os conceitos abordados; conceitos identificados/elaborados de acordo com os argumentos dos autores, ocasionando uma articulação entre as distintas práticas, possibilitando a relação de aproximações e distinções comunicacionais. |
Abstract: | La presente pesquisa dispone de un ejercicio de reflexión sobre la comunicación aplicada en los procesos educacionales; su intención es compreender como ocurre la comunicación en distintas prácticas educacionales. Por ese motivo, aborda tres referencias distintas sobre la práctica educacional: el primer vies aborda la práctica libertadora, propuesta por Paulo Freire (cree en la construcción del conocimiento en colectivo, las dudas de los alumnos precisan ser problematizadas); el segundo vies es formado a partir de la práctica emancipadora de Jacques Rancière (desea el reconocimiento de la igualdad de inteligencias, el alumno puede aprender lo que quiere solo); y el tercer referencial se sumerge en la práctica magistral de Gilles Deleuze (estimula al alumno a relacionarse con la soledad de modo que incuba sus dudas y origina sus propias respuestas). Además de los referenciales, la pesquisa expone sus análisis por medio de heterotopías que caracterizan los conceptos abordados; conceptos identificados/elaborados de acuerdo con los argumentos de los autores, ocasionando una articulación entre las distintas prácticas, posibilitando la relación de aproximaciones y distinciones comunicacionales. |
metadata.dc.subject: | Comunicação Educação Freire, Paulo Rancière, Jacques Deleuze, Gilles Educación Comunicación |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
metadata.dc.identifier.citation: | SOUZA, Bruna de Souza. Implicações comunicacionais em processos educacionais: Freire, Rancière e Deleuze. 49p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2282 |
metadata.dc.date.issued: | 5-Dec-2016 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Publicidade e Propaganda |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Bruna de Souza Souza.pdf | 769.14 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???