Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1839
Tipo: | Dissertação |
Título : | Química no ensino fundamental: investigando questões ambientais em uma ilha interdisciplinar de racionalidade |
Autor(es): | Miletto, Milene Ferreira |
Primeiro Orientador: | Hartmann, Ângela Maria |
Coorientador: | Martins, Márcio Marques |
1° Membro da banca: | Hartmann, Ângela Maria |
2° Membro da banca: | Del Pino, José Claudio |
3° Membro da banca: | Freitas, Diana Paula Salomão de |
Resumo: | Relata-se nesta dissertação uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica realizada em aulas de Ciências, com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Para embasar a intervenção, recorre-se ao referencial teórico sobre Educação Ambiental, Educação em Ciências com abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e Interdisciplinaridade. A intervenção foi desenvolvida por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), na qual os alunos partiram da análise das questões ambientais do bairro onde se localiza a escola. Os estudantes investigaram temas elencados por eles que poderiam contribuir para responder à questão inicial da IIR: Quais são os problemas relevantes no bairro em que está situada a escola e quais são os conhecimentos necessários, especialmente da área da Química, para compreensão e solução das questões sociais, econômicas, culturais e ambientais associadas aos problemas identificados? Esses temas corresponderam às caixas-pretas a serem abertas: contaminação do solo, lixo, contaminação da água, saneamento básico, contaminação do ar, efeitos da contaminação no corpo humano e elementos químicos envolvidos. Através dessas investigações e de outras atividades desenvolvidas com ou sem auxílio de especialistas, os alunos estabeleceram relações entre os conhecimentos adquiridos e as noções químicas envolvidas (elemento químico e tabela periódica), apropriando-se assim dos conteúdos previstos no currículo dessa etapa de ensino. Os dados sobre a aprendizagem dos estudantes foram reunidos por meio de gravações das atividades desenvolvidas em sala de aula, de diários de bordo dos alunos, do diário da professora/pesquisadora, de entrevistas com os alunos e com os professores colaboradores, além de outras produções realizadas pelos estudantes, sendo examinados através da metodologia da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para as possibilidades de aprendizagem em ciências através da investigação e compreensão de conhecimentos de forma interdisciplinar. A intervenção pedagógica contribuiu para a alfabetização científica e para o avanço da formação dos alunos enquanto sujeitos ecológicos. As evidências apontam para o potencial de trabalhos pedagógicos que envolvam a dimensão ambiental e social para uma conscientização do papel de cada aluno/cidadão na sociedade. Por fim, salienta-se a importância que esta pesquisa teve para formação docente desta professora/pesquisadora, buscando repensar a partir desse trabalho, o seu próprio fazer pedagógico. |
Resumen : | This dissertation aims to report a pedagogical intervention performed in ninth grade Science classes of a public Elementary School. To support this intervention, we based the theoretical ref-erence on Environmental Education, Science Education with Science Technology and Society approaches, Scientific Literacy and Interdisciplinarity areas. This intervention was developed through an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR), in which the students started with an analysis of the environmental issues around the neighborhood where the school is located. The students investigated topics that could help answer the previous question of the IIR: What are the relevant problems in our neighborhood and what is the necessary knowledge, especially in the area of chemistry, for understanding and solving social, economic and cultural issues related to the identified problems? These themes correspond to the following black boxes to be opened: soil contamination, garbage, water contamination, basic sanitation, air contamination, contami-nation effects on the human body, and chemical elements. Through these investigation and other activities, the students established relationships between the acquired knowledge and the chemi-cal notions involved (chemical element and periodic table), thus appropriating the contents fore-seen in the curriculum in this stage of teaching. Data on student learning were gathered through recordings of classroom activities, student logbooks, teacher / researcher's diary, interviews with students and collaborating teachers, as well as other productions. The data was examined using the Content Analysis methodology. The results point to the possibilities of learning science through research and knowledge understanding of in an interdisciplinary way. The conclusion comes in order to show that this pedagogical intervention contributed to scientific literacy and the improvement of the students as ecological subjects. Also the evidence shows the potential of pedagogical works involving the environmental and social dimensions for awareness on the role of each student as a citizen in society. |
Palabras clave : | Ensino de ciências Ilha interdisciplinar de racionalidade Racionalidade Ensino fundamental Meio ambiente Alfabetização Ensino Educação |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1839 |
Fecha de publicación : | 24-abr-2017 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DissertaçãoMileneMiletto.pdf | 3.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ProducaoEducacional Milene Miletto.pdf | 417.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.