Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1800
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O uso do software terrific triangle como ferramenta metodológica das aulas de matemática para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a E. E. E. F. Eduardo Vargas em Alegrete/RS
Autor(es): Silva, Ademir Lopes da
Primeiro Orientador: Noguti, Fabiane Cristina Höpner
Resumo: O presente estudo foi realizado com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da E. E. E. F. Eduardo Vargas, de Alegrete/RS, realizado no período de março a julho de 2011. Este projeto utilizou-se do software livre Terrific Triangle, com a finalidade de incentivar e auxiliar a aprendizagem da matemática com a inserção de novas tecnologias na metodologia de ensino. Desta forma, objetivamos analisar a habilidade matemática, assim como o conhecimento e a defasagem nesta área dos alunos da 5ª série, visando fortalecer e resignificar as práticas pedagógicas, além de tentar contribuir para despertar o interesse, a criatividade e o raciocínio dos mesmos. Acreditamos na necessidade de se encontrar novas metodologias que despertem o interesse dos alunos acerca do conhecimento matemático. As aulas ocorreram em 10 dias alternados de trabalho, no turno inverso ao das aulas, no laboratório de informática onde os alunos foram instigados a efetuar cálculos e equações com o auxílio do software. Após cada período, eles foram convidados a expor seu trabalho, expectativa, dificuldades e facilidades promovidas pela aplicação do software. No final desse trabalho, os resultados demostram que as tecnologias podem despertar o interesse e a criatividade dos alunos que, quando estimulados por novas práticas pedagógicas, passam a ver as disciplinas, em especial a matemática, de forma diferente da convencional, aumentando sua capacidade de aprendizagem e, consequentemente, diminuindo suas dificuldades.
Abstract: This study was conducted with students from 5 th grade student from E. E. E. F. Eduardo Vargas, de Alegrete/RS, carried out from March to July 2011. This design was used Triangle Terrific free software, in order to encourage and assist the learning of mathematics with the introduction of new technologies in teaching methodology. Thus, we aimed to analyze the mathematical ability, as well as the knowledge gap in this area and the grade 5 students in order to strengthen and reframe pedagogical practices, and try to contribute to interest, creativity and thinking of them. We believe in the necessity of finding new methods that arouse students' interest about the mathematical knowledge. Classes held in 10 other day at work, in the opposite shift of the classes, computer lab where students were encouraged to perform calculations and equations with the help of software. After each period, they were invited to present their work, expectations, constraints and facilities promoted by the software application. At the end of this work, the results show that technology can spark interest and creativity of the students that, when stimulated by new teaching practices, come to see the subjects, especially mathematics, so diferente from the conventional, increasing their ability to learn and hence reducing their difficulties.
Palavras-chave: Matemática
Aprendizagem
Recursos tecnológicos
Software Terrific Triangle
Educação
Mathematics
Learning
Technological resources
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: SILVA, Ademir Lopes da. O uso do software terrific triangle como ferramenta metodológica das aulas de matemática para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a E. E. E. F. Eduardo Vargas em Alegrete/RS. 48p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1800
Data do documento: 30-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.