Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1800
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Noguti, Fabiane Cristina Höpner-
dc.creatorSilva, Ademir Lopes da-
dc.date.accessioned2017-08-28T12:41:42Z-
dc.date.available2017-08-28T12:41:42Z-
dc.date.issued2011-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Ademir Lopes da. O uso do software terrific triangle como ferramenta metodológica das aulas de matemática para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a E. E. E. F. Eduardo Vargas em Alegrete/RS. 48p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1800-
dc.description.abstractThis study was conducted with students from 5 th grade student from E. E. E. F. Eduardo Vargas, de Alegrete/RS, carried out from March to July 2011. This design was used Triangle Terrific free software, in order to encourage and assist the learning of mathematics with the introduction of new technologies in teaching methodology. Thus, we aimed to analyze the mathematical ability, as well as the knowledge gap in this area and the grade 5 students in order to strengthen and reframe pedagogical practices, and try to contribute to interest, creativity and thinking of them. We believe in the necessity of finding new methods that arouse students' interest about the mathematical knowledge. Classes held in 10 other day at work, in the opposite shift of the classes, computer lab where students were encouraged to perform calculations and equations with the help of software. After each period, they were invited to present their work, expectations, constraints and facilities promoted by the software application. At the end of this work, the results show that technology can spark interest and creativity of the students that, when stimulated by new teaching practices, come to see the subjects, especially mathematics, so diferente from the conventional, increasing their ability to learn and hence reducing their difficulties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectSoftware Terrific Trianglept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleO uso do software terrific triangle como ferramenta metodológica das aulas de matemática para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a E. E. E. F. Eduardo Vargas em Alegrete/RSpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo foi realizado com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da E. E. E. F. Eduardo Vargas, de Alegrete/RS, realizado no período de março a julho de 2011. Este projeto utilizou-se do software livre Terrific Triangle, com a finalidade de incentivar e auxiliar a aprendizagem da matemática com a inserção de novas tecnologias na metodologia de ensino. Desta forma, objetivamos analisar a habilidade matemática, assim como o conhecimento e a defasagem nesta área dos alunos da 5ª série, visando fortalecer e resignificar as práticas pedagógicas, além de tentar contribuir para despertar o interesse, a criatividade e o raciocínio dos mesmos. Acreditamos na necessidade de se encontrar novas metodologias que despertem o interesse dos alunos acerca do conhecimento matemático. As aulas ocorreram em 10 dias alternados de trabalho, no turno inverso ao das aulas, no laboratório de informática onde os alunos foram instigados a efetuar cálculos e equações com o auxílio do software. Após cada período, eles foram convidados a expor seu trabalho, expectativa, dificuldades e facilidades promovidas pela aplicação do software. No final desse trabalho, os resultados demostram que as tecnologias podem despertar o interesse e a criatividade dos alunos que, quando estimulados por novas práticas pedagógicas, passam a ver as disciplinas, em especial a matemática, de forma diferente da convencional, aumentando sua capacidade de aprendizagem e, consequentemente, diminuindo suas dificuldades.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.