Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10136
Tipo: Dissertação
Título : Elaboração de plano de aula para a disciplina de Libras na graduação: desenvolvimento, oferta e avaliação de diretrizes destinadas aos professores recém-formados
Autor(es): Ramirez, Patrícia Cristina de Frutos
Primeiro Orientador: Silva, Lídia da
1° Membro da banca: Silva, Lídia da
2° Membro da banca: Porto, Marcelo
3° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida
Resumo: Esta pesquisa investiga os desafios enfrentados por professores recém-formados em Letras Libras na elaboração de planos de aula para o ensino de Libras como língua adicional na graduação. Para isso, adota autores como Turra et al. (1995), Takahashi e Fernandes (2004), e Gil (2012) para discutir os aspectos que compõem esse documento e como devem ser formalmente apresentados. O objetivo é analisar o desenvolvimento e a avaliação de um material preliminar de diretrizes para a elaboração de planos de aula de Libras, destinado a recém-formados em Letras Libras, e apresentar um produto pedagógico autoral. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu um grupo de nove graduados em Letras Libras, com aplicação de questionário, teste de elaboração de planos de aula realizados antes e após a formação, e uma avaliação de um protótipo que fundamentou o produto pedagógico na versão final. A análise foi balizada pelos pressupostos do Paradigma Indiciário, que identifica sinais e indícios para construir interpretações, considerando o ambiente e os participantes como indicadores (Suassuna, 2008), e atendeu a quatro objetivos específicos: 1) desenvolver um material com diretrizes para a elaboração de planos de aula de Libras; 2) oferecer esse material a recém-formados; 3) verificar o impacto do material na qualidade dos planos de aula; 4) propor um produto pedagógico autoral e refletir sobre possibilidades de oferta e avaliação. O produto pedagógico consiste em um e-book intitulado “Planejamento para a disciplina de Libras na graduação”, desenvolvido para auxiliar professores do ensino superior na elaboração de planos de aula, fundamentando-se na pedagogia visual, letramento visual e modelização (Leffa, 2007; Lebedeff, 2010; Romário e Dorziat, 2017; Fernandes e Moreira, 2017). Os resultados demonstram a necessidade de estratégias de ensino que levem os estudantes de Letras Libras a construir competências teóricas e práticas para a elaboração de planos de aula (Santos, 2016; Gesser, 2010), pois o ensino desse idioma pode contribuir para a inclusão de surdos. Conclui-se que a disponibilização de diretrizes para elaboração de planos de aula de Libras preenche uma lacuna na formação de profissionais da área.
Resumen : This research investigates the challenges faced by newly graduated teachers in the field of Libras (Brazilian Sign Language) in developing lesson plans for teaching Libras as an additional language in higher education. To this end, it draws on the works of Turra et al. (1995), Takahashi and Fernandes (2004), and Gil (2012) to discuss the components of such documents and how they should be formally presented. The objective is to analyze the development and evaluation of a preliminary guideline material for creating Libras lesson plans aimed at recent graduates, while also presenting an original pedagogical product. The qualitative research involved a group of nine graduates in Libras, utilizing questionnaires, lesson plan development tests conducted before and after the training, and an evaluation of a prototype that informed the final version of the pedagogical product. The analysis was framed by the assumptions of the Indiciary Paradigm, which identifies signs and clues for interpretation, taking into account the environment and participants as indicators (Suasssuna, 2008). Four specific objectives were addressed: 1) to develop a material providing guidelines for creating Libras lesson plans; 2) to offer this material to recent graduates; 3) to assess the impact of the material on the quality of lesson plans; and 4) to propose an original pedagogical product and reflect on potential offerings and evaluations. The proposed pedagogical product is an e-book entitled "Planning for the Libras Discipline in Higher Education," designed to assist higher education teachers in developing lesson plans, based on visual pedagogy, visual literacy, and modeling (Leffa, 2007; Lebedeff, 2010; Romário and Dorziat, 2017; Fernandes and Moreira, 2017). The results indicate a strong need for teaching strategies that enable Libras students to develop the theoretical and practical competencies necessary for creating lesson plans (Santos, 2016; Gesser, 2010), as teaching this language can contribute to the inclusion of the deaf community. It is concluded that the provision of guidelines for creating Libras lesson plans addresses a gap in the training of professionals in the field.
Palabras clave : Planejamento
Plano de aula
Disciplina de Libras
Formação de professores
Planning
Lesson plan
Libras subject;
Teacher training
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citación : RAMIREZ, Patricia Cristina de Frutos. Elaboração de plano de aula para a disciplina de Libras na graduação: desenvolvimento, oferta e avaliação de diretrizes destinadas aos professores recém-formados. 2024. 99 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10136
Fecha de publicación : 21-oct-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_Patricia Ramirez 2024.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.